Record chega aos 70 anos! Seus melhores momentos vieram da ousadia!

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
5 Min Read

Record completa nesta quarta-feira 70 anos de atividades. A emissora mais antiga em operação surgiu em 1953 dentro das empresas de comunicação da família Machado de Carvalho. Diferente da Tupi ou da TV Paulista, que estrearam respectivamente em 1950 e 1952, a Record não recorreu a profissionais que atuavam no rádio para montar suas primeiras equipes de produção e técnica. A nova televisão resolveu fazer uma espécie de academia com jovens talentos para formar seu time. Depois de algumas aulas e treinamentos, foram selecionados os primeiros funcionários, entre eles Nilton Travesso, com quem tive a oportunidade de trabalhar, receber orientações e, principalmente, ouvir muitas histórias desse fantástico veículos de comunicação.

- Continua após a publicidade -

Em seus primeiros anos, a Record buscou fazer uma programação com forte presença musical e com teleteatros, reunindo importantes estrela da época, como Doviral Caymmi, Inezita Barroso, Adoniran Barbosa e muitos outros. Além disso, contou com os grandes comunicadores da rádio, como Blota Júnior e Reali Júnior.

Época de ousadia e arriscar

Nilton Travesso contou muitas histórias de como cada programa foi desenvolvido, muitos entraram no ar em tempo recorde porque na rádio tudo era mais rápido e os diretores do grupo gostavam dessa agilidade. E não foi diferente com o futebol. A ideia de ir ao Rio de Janeiro transmitir uma final surgiu, foi feito o planejamento, distribuíram as torres pelo caminho e… bola na tela. Aliás, a Record foi a primeira a colocar uma Mesa Redonda para debater os lances do jogo na sequência da partida e, para que todos pudessem analisar os lances numa época em que não existia o vídeo-tape, filmava alguns momentos com material de cinema, revelava em tonéis instalados nos vestiários e projetavam as imagens numa parede branca. Ao vivo, a câmera mostrava para o telespectador o que os comentaristas estavam assistindo.

- Continua após a publicidade -

Nestes 70 anos da Record são muitos os momentos marcantes. Assim como lá no início foi necessário improvisar diante da nova tecnologia, na década de 1960 buscou-se soluções para as destruições provocadas pelos incêndios. Surgiram os grandes programas musicais no teatro. Elis Regina, Elizete Cardoso, Roberto Carlos, Agnaldo Rayol e muitos outros brilhavam nos palcos e nas telas. Essa época foi marcada pelos grandes festivais que lançaram a nata da MPB e pelo programa Jovem Guarda, que mais do que promover um novo gênero musical contribuiu para mostrar a força do jovem e mudar o comportamento da sociedade mais conservadora.

Dificuldades e virada

Os anos 1970 e 1980 não foram os mais fáceis para a Record, que registrava índices baixos em São Paulo e tinha dificuldades para se estabelecer como rede, afinal, a família Machado de Carvalho demorou para aceitar que nacionalizar a programação era o melhor caminho. Foi neste período também que Silvio Santos entrou como sócio, mas com a fundação da TVs, seu olhar já não estava tão atento para a Record. Em 1989, a emissora foi vendida para Edir Macedo, que colocou em prática um longo e caro projeto para fazer a emissora voltar a crescer.

- Continua após a publicidade -

A década de 1990 foi de grande investimento, a começar pela compra de toda a estrutura da TV Jovem Pan e a contratação de artistas como Ana Maria Braga, Eliana, Gilberto Barros, Milton Neves, Ratinho, Adriane Galisteu e Raul Gil. A Record começou a incomodar o SBT e, em 2004, colocou em prática o A Caminho da Liderança. Tenho amigos que trabalharam nesta época na emissora e dizem que não se media esforços para fazer acontecer as mais diferentes e ousadas ideias, até mesmo na dramaturgia.

A Record se transformou muito no decorrer dos seus 70 anos. Entre acertos e erros, fases boas e ruins, conseguiu deixar suas marcas na história da televisão brasileira. Atualmente, tem como desafio melhorar seu domingo e ampliar a vice-liderança na faixa da noite. Entretanto, à tarde chega a registrar mais que o dobro do SBT.

- Continua após a publicidade -

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta