Drama da seca histórica no Amazonas é destaque na TV Aparecida

Repórter Leandro Oliveira visita cidades afetadas com o problema

Lúcia Corrêa
3 Min Read

Jornalismo da TV Aparecida mostrará personagens locais, famílias que dependem da assistência da Igreja, as ações da Igreja católica, e também questionar autoridades, em níveis municipal, estadual e federal, sobre a situação atual no Amazonas. Além de traçar as expectativas reais para os próximos anos em relação ao clima e os cuidados com o meio ambiente.

- Continua após a publicidade -

Tudo isso será apresentado na reportagem do programa Arquivo A desta quinta-feira (30), às 21h. A atração vai trazer a realidade enfrentada pelo povo do Amazonas na pior seca na região em 121 anos. O repórter Leandro Oliveira visitou as cidades de Tefé e Alvarães, no interior do Estado, e Manaus, capital amazonense, para trazer entrevistas e os impactos causados por essa seca histórica.

O programa ainda irá explicar que a estiagem deste ano é a mais severa da história, causando reflexos nos 62 municípios do Estado. Na cidade de Tefé, expõe os impactos causados pela baixa do Rio Solimões e do Lago Tefé, a alta temperatura da água, as queimadas na região metropolitana do Estado e o fenômeno El Niño. Em Manaus, mostrará a situação do Rio Negro, que baixou ao seu menor nível histórico (12,70m), impedindo que navios cheguem ao porto da capital amazonense, suspendendo temporariamente a produção da Zona Franca.

- Continua após a publicidade -

Outro ponto destacado são os impactos econômicos causados pela seca. O Lago Tefé, que é o porto da cidade, baixou cerca de seis metros, impossibilitando o local de receber grandes embarcações e isolando as comunidades distantes de Tefé. A produção visitou a aldeia indígena Laranjal, que tudo que é produzido por eles, é apenas para consumo próprio, já que os moradores perderam a capacidade de compra e venda do que produzem.

E ainda o trabalho da Igreja em prol da população local. A Cáritas iniciou um trabalho imediato, assim que a estiagem se prolongou, entre setembro e agosto. Juntamente com a Prelazia de Tefé, foram arrecadadas milhares de cestas básicas e fardos de água, para serem distribuídos a essas comunidades. Uma missão realizada por diversos voluntários.

- Continua após a publicidade -

O Arquivo A desta semana é uma reportagem de Leandro Oliveira, que também produziu junto da jornalista Letícia Hamacher. Com imagens de José Cláudio Souza, edição de texto de Filipe Rodrigues e Renato Dias, edição de imagens de Marcos Campos e William Carvalho.

O Arquivo A vai ao ar sempre nas quintas-feiras, às 21h.

- Continua após a publicidade -

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta