A boa audiência registrada pelo seriado Chaves no especial do Dia das Crianças se transformará, nesta segunda-feira, no principal assunto do alto comando da emissora. Aliás, os números já repercutiram no sábado entre os diretores do SBT, que trocaram mensagens animadas durante toda a tarde. Mas, essa comemoração precisar ter a ponderação necessária para ninguém cair numa ilusão.
No sábado (12/10), depois de longos quatro anos, o Chaves voltou às telas brasileiras. E não seria diferente: a saudade dos fãs colocou a série mexicana na vice-liderança e trouxe para o SBT um gostinho da repercussão nas redes sociais. Segundo dados prévios do Kantar Ibope obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes do mercado, Chaves garantiu 5,1 pontos, um índice bem superior ao que tem registrado ultimamente nas tardes do sábado. É motivo para comemorar? Sim, mas não para fixar o seriado na grade.
Vamos lá! Num momento em que o SBT luta para recuperar público perdido com a implantação da nova grade, o poder do Chaves pode ser um bom estímulo. Mas, onde exibi-lo? Os diretores da emissora deverão analisar friamente essa questão. Afinal, a série mexicana foi produzida em 1970 e, apesar de todo trabalho para melhorar sua imagem, a tecnologia é outra. E, principalmente, a qualidade da imagem.
No especial do Dia das Crianças, Chaves contou com bordas verde escuras para a imagem se adequar ao atual padrão. Será assim, caso resolvam colocá-lo diariamente no ar. Outra questão que precisa ser analisada com frieza é até onde vai o saudosismo dos fãs. Além disso, fundamental estudar qual o horário em que esses fãs estarão realmente à frente da TV.
O passado recente ensina o SBT
Achar o horário certo na grade é fundamental. Caso contrário, grandes chances de se repetir a aposta em Rebelde. O fenômeno mexicano foi exibido no início da tarde e entrou para a grade na onda da volta do show do grupo. Naquela época só se falava sobre os shows lotados no Brasil e o quanto os fãs se preparavam para a apresentação. Mas, o SBT esqueceu que no início da tarde muito daqueles jovens que acompanharam na adolescência a novela Rebelde simplesmente estavam trabalhando e não podiam ligar a TV. Conclusão: reprise saiu do ar muito antes do imaginado.
Portanto, fundamental o alto comando do SBT trabalhar com muita serenidade para a volta do Chaves à grade para que não se repita uma experiência ruim para a emissora e os fãs.