“Elas por Elas” não consegue frear fuga de público

Globo vai bancar a baixa audiência porque antecipar outra novela é mais arriscado

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
4 Min Read
Helena (Isabel Teixeira), Giovanni (Filipe Bragança) e Sérgio (Marcos Caruso)
Helena, Giovanni e Sérgio são bem avaliados pelo públicoDivulgação Globo
O que você encontra na matéria

A novela “Elas por Elas” dificilmente sairá da lanterninha no ranking de audiência da faixa das 18h da Globo. A nova versão do clássico de Cassiano Gabus Mendes não conquistou o telespectador. Escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, a trama foi uma grande aposta da emissora, mas está longe de dar sinais de recuperação; muito pelo contrário. Na semana passada, atingiu suas piores médias desde a estreia. Na quarta-feira passada, 06 de dezembro, marcou apenas 10,4 de média, o equivalente a 22,6% de share.

- Continua após a publicidade -

Mas, não pense que a baixa audiência só aconteceu porque a Globo ajustou a grade para transmitir futebol. Um dia antes, na terça-feira, o sinal de alerta foi acionado quando “Elas por Elas” fechou com 14,2 pontos, o correspondente a 28% do público do horário. E, na quinta-feira, 07 de dezembro, a novela marcou 11,8 pontos e 24,6% de share.

Queda constante

Levantamento obtido pela Coluna do Vannucci aponta que “Elas por Elas” perde audiência semana a semana, de forma constante. E, pelo que se vê nos gráficos, ainda não há uma tendência de estabilização. Em sua primeira semana se exibição (25 a 30 de setembro), a novela marcou 17,7 pontos. Fechou a segunda semana com 1 ponto a menos. E na quinta semana no ar (23 a 28 de outubro) a média foi 15,7 pontos, o equivalente a 27,9% do público se seu horário. Ou seja, a trama das 18h da Globo está abaixo da meta estabelecida para esta faixa.

- Continua após a publicidade -

Lanterninha

Desde a retomada da produção inédita pós pandemia do Covid-19, “Elas por Elas” é a que tem o menor índice. Até o capítulo 57 tem 15,6 pontos (28,5%). Com e mesma quantidade de episódios, Amor Perfeito marcava 19,1 pontos (33,3%), Mar do Sertão 19,7 de média (33,8%) e Além da Ilusão tem 18,0 pontos (32,5%). Até então, Nos Tempos do Imperador ocupava a pior posição entre as tramas das 18h. Com 57 capítulos, a novela marcava 17,7 pontos (29,3%).

Elas por Elas não vai mal apenas em São Paulo. A trama tem seus piores desempenhos em Goiânia (12,2 de média/27,9% share), Campinas (14,5 pontos/28,8%) e Vitória (14,7 pontos/30,8%). Já os melhores resultados aparecem em Salvador (22,6 de média/40,5% share), Rio de Janeiro (20,5 de média/37,2% de share) e Recife (19,3 de média/34,5%).

- Continua após a publicidade -

Sem muitas esperanças

Na Globo são muitos os que afirmam que o alto comando da emissora já aceitou que dificilmente “Elas por Elas” mudará de situação. Mas, sabem que, apesar dos péssimos resultados, será pior encurtá-la porque não há tempo de acelerar uma outra história. Além disso, os responsáveis pela dramaturgia e programação reconhecem que a escolha de uma nova versão para o sucesso de Cassiano Gabus Mendes para a faixa das 18h foi um erro. Mas, destacam que, às vezes, é necessário arriscar para tentar algo novo na televisão.

Nas pesquisas realizadas recentemente pela emissora, os telespectadores dizem que “Elas por Elas” tem excesso de protagonistas, muitas histórias em destaque e uma abordagem muito caricata. Thereza Falcão e Alessandro Marson fazem de tudo para ajustar o texto e melhorar um pouco seu desempenho.

- Continua após a publicidade -

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta