Globo prepara mais mudanças no jornalismo

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
3 Min Read
César Tralli comanda o Hoje e o Jornal da GloboNews
César Tralli no comando do jornal Hoje

É questão de tempo para a Globo começar a anunciar mudanças em seu jornalismo, que vão desde a promoção de repórteres até a troca de apresentadores em telejornais e programas jornalísticos, incluindo a GloboNews. Nos bastidores os comentários são de que os ajustes acontecerão no final deste ano e início do outro, quando Ricardo Vilella assume definitivamente o comando máximo do departamento no lugar de Ali Kamel.

- Continua após a publicidade -

Com a demissão dos medalhões do jornalismo nas redações do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife, além de cortes dos principais repórteres nas afiliadas, a Globo se viu obrigada a dar espaço nos telejornais nacionais aos profissionais mais jovens e menos experientes. Na prática, todos estão sendo testados para ver quem realmente será fixado no Jornal Nacional e Jornal da Globo. Também aconteceu uma movimentação nos bastidores para adequar às funções daqueles que saíram de cargos como edição, pauta, apuração e chefia. Entretanto, segundo os comentários nos bastidores da Berrini e Jardim Botânico, muitas alterações acontecerão após as novas chefias assumirem seus postos. “É natural o chefe trazer pra perto os profissionais que conhece e confia”, diz um repórter que pediu para não se identificar.

Pilotos para mudanças

O jornalismo da Globo já avalia possíveis mudanças na apresentação de seus telejornais, incluindo o Hoje e o Jornal da Globo. Recentemente, César Tralli gravou piloto como apresentador do Fantástico ao lado de Maju Coutinho. A ideia é que ele assuma a revista eletrônica dominical. Com isso, Poliana Abritta pode ser escalada para algum posto no exterior. Caso aconteça a troca, abrirá um espaço na grade da GloboNews. O canal já estuda os melhores nomes para o “Jornal da GloboNews – Edição das 18h” e não descarta transferir sua ancoragem para o Rio de Janeiro

- Continua após a publicidade -

As mudanças no jornalismo da Globo não estão restritas aos telejornais diários. Segundo os comentários nos bastidores da emissora, cada vez mais os repórteres que atuam no Jornal Nacional e Jornal da Globo serão escalados para o Globo Repórter e eventos especiais e que devem apresentar boas sugestões para esses programas e ocasiões.

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta