O primeiro semestre de 2024 terminou com números pouco animadores para a TV Globo, Record e SBT e positivos para digital. Os dados apontam que, na Grande São Paulo, o número de televisores ligados permaneceu em 42,4%. É um pouco menor ao registrado nos seis meses iniciais de 2023. Por isso mesmo, qualquer avanço ou estabilidade os executivos das emissoras comemoram.
O estudo que o Canal do Vannucci obteve com exclusividade mostra que o maior crescimento de participação no CSR (Conteúdo Sem Referência). O streaming cresceu 9% em audiência, saindo de 8,9 pontos em 2023 para 9,7 pontos no primeiro semestre deste ano. Com isso, o digital fechou estes seis meses com 22,9% do público do horário. O levantamento aponta que houve crescimento nas três faixas de horário.
Na TV aberta, a Record foi a única que cresceu no comparativo entre os dois primeiros semestres. A emissora avançou 5% em audiência na Grande São Paulo. Entre janeiro e junho de 2023, a Record marcou 4,9 pontos. Mas, já nos seis primeiros meses deste ano conquistou 5,2 de média. A TV Globo perdeu 0,5 ponto na comparação entre os dois períodos e, entre janeiro e junho de 2024, tem 13,1 de média. Ou seja, mantém a liderança com boa diferença em relação às demais emissoras abertas, mas vê o digital se aproximar lentamente.
Quedas após as estreias
O levantamento que o Canal do Vannucci teve acesso aponta que as estreias do SBT em 2024 derrubaram a audiência da emissora. A queda de 14% na média/dia (07h às 24h) na Grande São Paulo foi puxada, principalmente, pela grade da manhã, que ficou 22% abaixo do registrado nos seis primeiros meses de 2023.
Na média/dia, nos seis primeiros meses de 2024, o SBT marca 3,3 pontos, contra 3,9 de média no primeiro semestre do ano passado. Entre 6h e 12h, nesses seis meses de 2024, a emissora tem apenas 2,3 de média, 0,7 ponto a menos.
Entretanto, outra queda significativa na Grande São Paulo na comparação com os dois primeiros semestres aparece nos canais pagos. Com 18% menos de audiência, a Tv por assinatura tem na região 2,9 pontos na média/dia, o equivalente a apenas 6,8% de share.
LEIA MAIS