Máfia de opioides é desmascarada em minissérie da Netflix

Ana Giardini
3 Min Read
Matthew Broderick e Uzo Aduba estrelam série O Império da Dor que desmascara máfia de opioides
Matthew Broderick e Uzo Aduba estrelam série O Império da Dor que desmascara máfia de opioides

Lançada recentemente pela Netflix, a minissérie sombria O Império da Dor (Painkiller, em seu título original) é um golpe forte para a máfia de opioides americana. Poucos dias após seu lançamento, a série já ocupava a 4ª posição no Top Brasil e 2º lugar no Top Mundo somando quase 11 milhões de visualizações.

- Continua após a publicidade -

Divida em 6 episódios, a série conta a história da droga analgésica OxyContin, um poderoso opioide com potência duas vezes superior da morfina. A droga tem como base a oxicodona, uma das substâncias químicas pertencentes a família da heroína. O novo medicamento que eliminava dores muito fortes enquanto promovia uma sensação de prazer ao paciente foi rapidamente aceito pelo mercado que teve, para seu sucesso, participação de médicos, políticos, laboratórios, autoridades federais, além de uma publicidade extremamente agressiva. Ao longo de sete anos, de 1999 a 2016, pior fase da epidemia, 453 mil norte-americanos já haviam morrido, vítimas do uso da medicação. Para diminuir as percas da farmacêutica, Richard Sackler, o criador da droga e dono da Purdue Pharma, fez um acordo com a justiça americana no valor US$ 4,5 bilhões que seriam revertidos as famílias e viciados ao remédio.

Na minissérie da Netflix, a história real desta epidemia é contada através da personagem ficcional Edie Flowers (vivida por Uzo Aduba), uma investigadora do Ministério Público que decide lutar sozinha contra o grande sistema que envolve a distribuição do opioide e Richard Sackler (vivido por Matthew Broderick). Apesar do tema parecer de difícil compreensão, a minissérie, criada por Micah Fitzerman-Blue e Noah Harpster, consegue mastigar todos os eventos que somaram para que o efeito devastador da droga fosse alcançado e, nós telespectadores, pudéssemos conhecer um pouco melhor como de fato a indústria farmacêutica funciona.

- Continua após a publicidade -

Apesar de retratar uma crise de saúde pública americana, a série fala de um remédio que é vendido no mundo todo e que também é comercializado para fins distintos do seu objetivo inicial. O Império da Dor é uma produção excelente e que vale muito a pena maratonar. Todos os episódios estão disponíveis para os assinantes da Netflix.

Assista o trailer oficial
https://www.youtube.com/watch?v=24-YonhNS0Y&t=1s

- Continua após a publicidade -

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Formada em Comunicação Social com foco em Rádio e Televisão pela Faculdade Cásper Líbero, com aperfeiçoamento em Produção pela New York Film Academy. Atuante dá área de entretenimento com passagem por programas de variedades, musical e ficcional, entre eles a implantação do programa Faustão na Band.
1 Comment

Deixe uma resposta