Mais do que audiência! Cobertura da tragédia do RS mostra evolução da TV

Emissoras de TV acompanharam de perto o trabalho de resgate realizado pelos voluntários

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
3 Min Read
Willian Bonner apresenta o Jornal Nacional direto das ruas de Porto Alegre
Willian Bonner comandou o Jornal Nacional direto de Porto AlegreReprodução TV Globo

As emissoras de TV aberta e os canais de jornalismo começam a fazer os primeiros balanços dos trabalhos no Rio Grande do Sul e o impacto na audiência. Nesta semana que se encerra, Record, TV Globo, SBT, Band, CNN, Globonews e Jovem Pan News concentraram suas reportagens nas cidades mais atingidas pelas enchentes, com direito, inclusive, à presença de seus âncoras. Até mesmo as revistas eletrônicas abriram um espaço maior para a cobertura jornalística.

- Continua após a publicidade -

Esse é um importante avanço na televisão brasileira. Ao sair do estúdio com seus âncoras e apresentadores, a TV chega mais próxima dos acontecimentos e amplia o olhar e a compreensão do telespectador. Além disso, estimula a solidariedade e o envolvimento de pessoas de outras regiões.

Entretanto, não há como negar que, com o interesse na audiência, muitos passaram dos limites e tentam transformar a notícia em show. O ponto de equilíbrio não é fácil, principalmente nos momentos ao vivo.

- Continua após a publicidade -

Canais de jornalismo aumentam audiência

As emissoras de TV aberta registraram importantes crescimentos na audiência de seus telejornais, afinal o brasileiro acompanhou cada detalhe dessa grande tragédia no Rio Grande do Sul. Mas, os canais por assinatura também viram os números aumentarem.

Entre os dias 2 e 8 de maio, a GloboNews ficou em primeiro lugar entre os canais de notícias. A emissora registrou uma audiência 394% acima do segundo colocado no total de indivíduos com pay TV e 41% maior em relação às quatro semanas anteriores.

- Continua após a publicidade -

Durante a transmissão do resgate do cavalo Caramelo de um telhado no município de Canoas, a GloboNews liderou a audiência entre todos os canais da pay TV. O resgate esteve em destaque na quinta-feira (9/5), entre 11h05 e 12h26. A audiência ficou 442% acima do segundo colocado entre os canais de notícias e 205% maior em relação às quatro semanas anteriores no horário.

Esses números provam que o factual é extremamente eficiente na televisão, seja nos canais jornalísticos por assinatura ou nas emissoras da TV aberta.

- Continua após a publicidade -
Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta