O mês de novembro fechou com queda de audiência para a TV aberta na Grande São Paulo. Entretanto, engana-se quem aposta que houve uma fuga de público para as plataformas digitais. Foi uma pequena oscilação, mas que intriga alguns executivos das emissoras de TV. Segundo dados do Kantar Ibope obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes de mercado, a TV aberta encolheu 2% em São Paulo, praticamente o mesmo recuo do streaming.
Em novembro, na Grande São Paulo, a TV aberta conquistou 25,2 pontos de média, o equivalente a 60% do público O CSR marcou 9,9 de média e 23,6% de share. A TV por assinatura ficou estável, com 2,9 de média e 6,8% de share.
Disputa no TV aberta
A audiência abaixo do esperado para Mania de Você e o desempenho fraco do Tô Nessa! podem explicar a queda de audiência da TV Globo. Na Grande São Paulo, a emissora recuou 3% no mês passado, ao fechar com 12,7 pontos na média/dia, o equivalente a 30,1% do público. Essa é uma comparação com o mês anterior, outubro.
A Record fechou novembro os mesmos 5,3 pontos de outubro, o equivalente a 12,5% de share. Esse resultado se deve, principalmente, ao desempenho da novela Força de Mulher, A Fazenda e da série os Acumuladores. Essas três atrações puxaram a média/noite da Record. O SBT também fechou novembro com índices estáveis. Na média/dia, marcou 3,4 pontos e 8,1% de share. Dessa forma, os destaques da emissora ficaram por conta da transmissão do Teleton, o final da Copa Sul-Americana entre Cruzeiro e Racing e Show do milhão dentro do Programa Silvio Santos.
Balanço anual preliminar
Os executivos das principais emissoras de TV já perceberam que 2024 pode fechar com muitas surpresas em relação à audiência. O Canal do Vannucci teve acesso com exclusividade a um estudo que compara os desempenhos das TVs entre janeiro e novembro deste ano, com o mesmo recorte de 2023. Esse é um importante indicativo de como deve fechar o mercado.
Nesses onze meses, a Globo perdeu 0,4 ponto na média/dia (07h às 24h). Até agora, ela tem 13,1 pontos. O SBT encolheu 9%. Tem até agora 3,4 pontos e 8% de share. Mas, a faixa da manhã foi a que provocou o estrago ao recuar 18%. A Record ficou estacionada com 5,1 de média/dia.
2024 não será o melhor dos anos para os Canais PayTV. Dessa forma, até agora perderam 16% em audiência, conquistando 2,9 de média. Entretanto, o digital avançou 10% em audiência e tem até agora 9,9 de média e 23,2% de share.