SBT, Globo e Band colocaram a cobertura da morte do Papa Francisco como prioridade de suas grades na manhã desta segunda-feira (21/4). Cada uma a seu modo, rapidamente alteraram as pautas do que estava no ar para levar aos telespectadores informações e repercussões. E nem poderia ser diferente, afinal as três apostam em jornais e programas de conteúdo ao vivo. Como esta é a notícia do dia, naturalmente que domine os matinas que tentam conquistar o público com o que é factual.
SBT foi a que noticiou primeiro a morte do pontífice, mas Globo e Band alteraram o mais rápido possível os seus roteiros para priorizar a notícia. Entretanto, o Encontro mesclou a cobertura com a entrevista com Ana Maria Braga, que faz parte das comemorações pelos 60 anos da Globo. Logo depois, o Mais Você diminuiu ao máximo Café com o Eliminado para dar espaço ao jornalismo. Aliás, a emissora deslocou César Tralli para Roma, de onde irá ancorar os trabalhos da emissora nos próximos dias.
Os dados preliminares apontam que, mesmo com o noticiário sobre a morte do Papa, a audiência da TV não se alterou significativamente. Entretanto, o que mais importa nessas ocasiões é fazer um bom jornalismo e repercutir o fato do dia.
Os canais de jornalismo da TV por assinatura também focaram seus telejornais na cobertura da morte do Papa Francisco, reduzindo significativamente o conteúdo sobre política e economia. Os dados da audiência apontam que, na TV paga, a GloboNews foi a mais beneficiada com as transmissões desta segunda-feira.