back to top
INSCREVA-SE
InícioColunasColuna do VannucciMulheres de Areia faz sucesso e diminui chances de mudanças na tarde...

Mulheres de Areia faz sucesso e diminui chances de mudanças na tarde da Globo

Mulheres de Areia pode até ter dado um susto no início de sua reprise, mas hoje é um dos melhores exemplos da Globo. A novela de Ivani Ribeiro conquistou seu público e mantém um patamar interessante de audiência. Sua média em São Paulo oscila entre 13 e 14 pontos e tem entre 32% e 36% do público de seu horário. É uma participação que garante a liderança na TV aberta com certa folga. Na faixa de Mulheres de Areia, a Record oscila entre 6 e 7 pontos de média, o que representa entre 16% e 18% de share. E um detalhe, o streaming fica em torno de 7 pontos, o que deixa muito claro que não há fuga de telespectadores.

A participação de público (share) de Mulheres de Areia é superior ao de Elas por Elas e, muitas vezes, ultrapassa o de Fuzuê. É, sem dúvida, um produto de sucesso. E aí está o problema para um grupo da Globo que defende o fim do Edição Especial e da Sessão da Tarde para a exibição de um programa de variedades que possa trazer mais oportunidades comerciais. Esse grupo perde a voz quando os estrategistas mostram que as novelas clássicas como Mulheres de Areia funcionam muito bem no período da tarde. Durante três horas e meia, a Globo exibe uma programação de custo baixo e que traz retorno suficiente para colocar a tarde da emissora no verde.

Gloria Pires foi a gêmeas Ruth e Raquel
Glória Pires brilhou como as gêmeas Ruth e Raquel. Foto: Reprodução Globo

Conversas nos bastidores

Entretanto, em algumas praças, os programas policiais da Record conseguem ultrapassar essa grade de reprises de novelas e filmes, o que traz certa preocupação. É por isso que, discretamente, começa a ganhar força entre os afiliados uma conversa sobre a flexibilização da grade vespertina para a rede, onde algumas praças estariam autorizadas a produzir programas locais, mas que seguissem padrões determinados pela Globo. O problema é achar alguém que tenha coragem de levar esse pensamento ao alto comando da Globo.

Clássico é clássico

O remake de Mulheres de Areia foi exibido em 1983 e muitas situações apresentadas na história já não fazem sentido nos dias atuais ou não estão alinhadas com o pensamento e comportamento do momento. Entretanto, quando o público é questionado sobre o motivo pelo qual assiste a Mulheres de Areia é muito comum ouvir que a história não é tão agressiva quanto as atuais e que os romances levam a torcida de quem está em casa. Ou seja, quando um texto é clássico, ele atravessa o tempo com algum atrativo.

Últimas

A Viagem cresce em sua segunda semana no Vale a Pena Ver de Novo

Trama espírita dá sinais de que conquistou um público mais amplo, como nas outras reprises

Café com Aroma de Mulher busca seu público nas noites da Band

Novela tem registrado índices muito semelhantes ao de Beleza Fatal, algo animador para a direção da Band

Garota do Momento abre semana com ligeira queda

Capítulo desta segunda-feira traz a comprovação de que Valéria está morta

Vale Tudo abre a semana ligeiramente à frente de Dona de Mim

Remake de Manuela Dias voltou a registrar a maior audiência entre as novelas da Globo

Publicações relacionadas

Aparecida Sertaneja apresenta novos talentos no quadro Encontro Musical

No Aparecida Sertaneja desta segunda-feira (8/4), às 19h30, Mariangela...

A Grande Conquista é cópia do BBB? Por que Angélica não tem espaço na Globo?

https://www.youtube.com/watch?v=KrJUJi0Z3-Q&list=PL8hbQjc5Z2mmSp0VOxzjXXqaSw1DOgg7E&index=6 Participe você também do Vannucci Responde com perguntas e...

Games lideram o ranking de audiência do Domingo Legal

O quadro Quem Arrisca Ganha Mais tem garantido os...

Rodrigo Alvarez visita a Grécia e Israel no Expedições ao Sagrado

O Expedições ao Sagrado desta quinta-feira (8), às 22h,...

Breno e Caio César lançam o DVD La Fiesta

A dupla “Breno e Caio César” está de volta...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui