Considerado um dos mais versáteis atores do Brasil, Ney Latorraca deixará sua marca na história da televisão e do teatro. Difícil encontrar uma novela, minissérie, seriado, filme ou peça teatral em que ele tenha derrapado na construção de seu personagem. E olha que ele fez praticamente todos os tipos.
Quem não se lembra de Barbosa, da TV Pirata? Ou do Conde Vladimir Polanski, de Vamp? Até mesmo quem não assistiu Um Sonho a Mais sabe de toda a ousadia e habilidade de quatro personalidades diferentes num a mesma novela. Aliás, em 1985, Ney Latorraca era assunto nas colunas de TV, revistas especializadas e programas de rádio que repercutiam a novela. E, logo depois desse estrondoso e marcante sucesso, ele brilhou na minissérie Memórias de um Gigolô. Citei apenas esses quatro trabalhos na televisão entre os mais de 55 realizados pelo ator na TV Tupi, Record, Globo e SBT.
Mas, pouco se fala da participação de Ney Latorraca na popularização do teatro. Sim, em 1986, ele e Marco Nanini arrastaram multidões para o teatro com o espetáculo O Mistério de Irma Vap. Uma longa temporada sempre com lotação máxima, sessões extra e ingressos a preços populares. Os dois provaram que teatro jamais existiu apenas para a elite e que a fama que a televisão traz pode ser utilizada para divulgar o teatro.
Prêmio Mário Lago
Em 2019, como um dos roteiristas do Domingão do Faustão, tive a oportunidade de produzir o conteúdo para o Troféu Mário Lago que homenageou Ney Latorraca e Irene Ravache. Levamos ao público fatos curiosos de sua vida e carreira. Naquele domingo, ele chegou mais cedo e, depois da maquiagem e de colocar o figurino para a gravação, pudemos conversar um pouco. E falamos sobre muitas coisas. Mas, sua paixão pelo teatro e TV dominou aqueles minutos antes dos dois pisarem no palco para a homenagem que Faustão faria ao vivo.
Ali, na coxia dos estúdios da Globo em São Paulo acompanhei o encontro de dois profissionais da arte e o respeito que Ney tinha por Irene. E no vídeo não foi diferente. Ney Latorraca dividiu o brilho daquele momento tão especial porque sabe que o espetáculo acontece com a união de muitos talentos.