O novo sempre vem

Eduardo Duarte
3 Min Read
Elenco de Amor de Mãe
Thiago Martins, Juliano Cazarré, Clara Galinari, Regina Casé, Nanda Costa e Jessica Ellen

Há um certo bombardeio sobre as novelas e precisamos falar sobre isso! As redes sociais são um termômetro importantíssimo, que não pode em momento nenhum ser desprezado. Instagram, Facebook, TikTok, X, entre outras,  podem ser aliadas de grandes redes de televisão, só basta se atentar a elas. Recentemente um quizz sobre a novela atual favorita e os comentários foram diversos. E o pior, negativos.

- Continua após a publicidade -

O que há por trás dessa rejeição?


Nicho ou bolha, há diferentes grupos de pessoas que se interligam para comentar nas redes sobre suas percepções sobre o atual cenário das novelas. Depois de muito ler os comentários, há que ser relevados diversos fatores desse afastamento. Uns são mais nostálgicos e não gostam dessas novelas atuais por achar rasos os textos, as histórias e o polêmico “filtro” na novela.

O filtro nas novelas

Por estar atenta ao mercado e ao que há de mais moderno no que tange o assunto qualidade, a Globo não economiza e mudou tudo, ou quase tudo. De uns anos para cá, não só a imagem mudou, mas logotipos, trilhas que antes ajudavam a novela a contar sua história, e em muitos casos se tornavam um signo para ela. Hoje, a trilha está diretamente nas plataformas de músicas.

- Continua após a publicidade -

Já a imagem é um fator que desestimula boa parte do público pois remete a uma série e não às novelas a que estamos habituados. Um exemplo são as novelas das 21h Amor de Mãe, Um lugar ao Sol e Pantanal. Estas tramas tiveram suas resoluções de imagem altamente modificadas para criar outras atmosferas. Deu certo. Destaque para Pantanal que usou e abusou da tecnologia para esbanjar o charme do centro oeste do Brasil. E não, não há como fugir dessa revolução na TV.

A novidade veio dar à praia

Estamos em uma era extremamente competitiva. O streaming vem ganhando cada vez mais espaço e quase obrigando as redes de TV a mudarem estratégias, programações e levar algo novo ao fiel público que os vê, e são muitos, haja vista o share diário de sua programação. O que temos que nos atentar é a esse novo, estar aberto a ele, dar uma chance ao novo, a esse novo que às vezes se confunde com o passado.

- Continua após a publicidade -

Novela é isso: o novo jeito de contar do velho e bom folhetim. E, citando Elis Regina, “o novo sempre vem”.

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta