Há exatos 64 anos, entrava no ar a TV Excelsior, a emissora que implementou os conceitos modernos da televisão brasileira. A TV da família Simonsen implementou, entre outras coisas, a grade vertical e o primeiro desenho mais consistente de rede nacional. Anos mais tarde, a TV Globo aprimorou esses elementos e conquistou a liderança de audiência.
A TV Excelsior foi pioneira na criação de um centro de produção e estúdios para televisão. Até então, TV Tupi, TV Paulista e Record recorriam a estruturas improvisadas para a realização de seus teleteatros, musicais e programas. A Paulista, por exemplo, funcionava num edifício residencial no cruzamento da Paulista com a Avenida Angélica.
Como foi a primeira emissora brasileira a produzir e exibir novelas diárias gravadas, em pouco tempo seus diretores perceberam a necessidade de uma estrutura adequada. E, com isso, aprovaram a construção de estúdios para a dramaturgia, um centro de produção moderno e, principalmente, capaz de realizar várias gravações simultâneas. Para aquela época, os estúdios ficavam num local afastado da capital paulista: o bairro da Vila Guilherme, do outro lado do rio Tietê.
Grandes estrelas e novelas de sucesso
A TV Excelsior entrou no ar com uma forte campanha publicitária. ” Também estou no 9″ mostrava ao público as grandes estrelas contratadas, entre elas Bibi Ferreira, Tarcísio Meira e Glória Menezes. Aliás, o casal mais famoso da televisão brasileira protagonizou a primeira novela diária: “2-5499 Ocupado”.
O novo centro de produção de dramaturgia da TV Excelsior foi considerado um dos mais modernos da América do Sul. Pela primeira vez no Brasil, os artistas contavam com uma estrutura completa, com camarins e até mesmo restaurantes. Ao concentrar tudo num local só, a emisosra aumentou sua capacidade de produção e barateou todo o processo.
Mas, havia um problema. Os estúdios da TV Excelsior ficavam ao lado de um lixão, área hoje ocupada por um shopping e seus estacionamentos. Os artistas reclamavam do cheiro e das moscas, mas reconheciam que o trabalho acontecia de um jeito mais prático. Lá foram gravadas várias novelas de sucesso nos anos 1960, além de alguns especiais. A emissora possuía outra estrutura na região central para sua linha de shows, principalmente os programas com auditório.
O que aconteceu com os estúdios da TV Excelsior?
Em setembro de 1970, a TV Excelsior saiu do ar depois de uma forte perseguição pelo regime militar. Silvio Santos, já com projetos para ampliar seus negócios, comprou os estúdios da Vila Guilherme, aonde, anos mais tarde, concentrou as gravações de programas e telejornais. Parte da linha infantil, Programa Livre, TJ Brasil e humorísticos chegaram ao telespectador a partir da estrutura planejada e construída pela TV Excelsior.
Não há como negar que a TV Excelsior implantou o embrião da atual forma de produzir novelas no Brasil e da estrutura de estúdios, os centros de produção. Além disso, desenvolveu o conceito de um programa jogar público para a próxima atração e um horário nobre com dramaturgia e shows. Nos anos 1970, Boni, brilhantemente, aprimorou tudo isso e fez a nossa TV dar um passo a mais em sua trajetória.