RedeTV chega aos 25 anos e mostra que só é possível fazer TV com muito trabalho

Emissora tem muitos desafios pela frente, mas conta com profissionais dispostos a tudo

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
4 Min Read
Arte dos 25 anos da redeTV

A RedeTV chegou ao seus 25 anos com muitos desafios pela frente. E, principalmente, com a máxima de que televisão se faz com o olhar atento a seu público e com muito trabalho. A emissora que assistimos nos dias atuais está muito longe daquela que entrou no ar em 15 de novembro de 1999. A RedeTV ocupou o lugar da TV Manchete, que faliu com uma dívida monstruosa e uma gestão atrapalhada e irresponsável,

- Continua após a publicidade -

Naquela segunda-feira de novembro de 1999, às 6h59 entrou no ar uma vinheta com alguns destaques da grade da RedeTV!. Logo depois, o jornal Brasil TV com direito a entrevista com Fernando Henrique Cardoso, então presidente da República. A sequência da programação prometia: feminino A Casa é Sua, Interligado, TV Fama no início da noite e Superpop com Adriane Galisteu. E logo depois, João Kleber com Te Vi na TV, um delicioso e moderno programa de humor.

Nos dias seguintes, mais surpresas com Marília Gabriela, Juca Kfouri e séries como Jeannie é um Gênio e Friends. Uma grade de qualidade e moderna, mas que alcançava índices modestos. Aos poucos, a partir da troca de alguns executivos e saída de artistas, entre eles Adriane Galisteu, os ajustes para deixar as atrações mais populares. E é aí que surgem Teste de Fidelidade, debates polêmicos e desfiles de lingerie no Superpop e o TV Fama mergulha nas fofocas dos famosos e celebridades.

- Continua após a publicidade -

Venda de horários: solução financeira

Nesses 25 anos, assim como as demais emissoras, a RedeTV viu o mercado se transformar, as verbas publicitárias diminuírem e a audiência se pulverizar. E mais: o streaming roubar uma parcela importante do público. E no meio disso tudo, a RedeTV voltou a perder artistas, profissionais e precisou recorrer à venda de espaços da grade, principalmente, para igrejas. Sim, até o horário nobre caiu nas mãos dos pastores.

O dinheiro que começou a entrar deveria quitar dívidas e ajudar na criação de novos formatos e programas, incluindo a tão desejada dramaturgia. Mas, o que se vê é cada vez mais espaço vendido e menos audiência. A solução financeira não atrai público; muito pelo contrário.

- Continua após a publicidade -

Chegamos ao aniversário de 25 anos da RedeTV. Andrea Dallevo, head de programação e o conteúdo, tem desenvolvido um trabalho de reconstrução da grade a partir dos produtos que funcionam e de novas apostas. Não há como negar o brilho de A Tarde é Sua, programa que responde pela maior audiência diária da emissora, mesmo ensanduichado entre dois horários vendidos a igrejas. Assim como tem que se reconhecer que TV Fama e Superpop, duas atrações lá da estreia, ainda são marcas fortes. Mas, tem o relativamente novo Sensacional, que se destaca na grade noturna por sua diversidade na pauta e por levar ao telespectador discussões de temas populares, mas com muita qualidade.

Pratas da casa e novas estrelas

A RedeTV mantém há anos contratos com João Kleber, Luciana Gimenez, Sônia Abrão, Nelson Rubens, Flávia Noronha, Augusto Xavier e Daniela Albuquerque. E tem também a turma mais nova com Edu Guedes, Fefito, Geraldo Luis, Leão Lobo e muitos outros. Tem talento à disposição e muitas possibilidades. E para isso, trabalhar é necessário.

- Continua após a publicidade -
Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta