A novela Renascer já é realidade nos Estúdios Globo. Quem acompanha as gravações garante que o remake do clássico de Benedito Ruy Barbosa tem tudo para ser sucesso. Além disso, fica impressionado diante do trabalho de cenografia e do realismo das estruturas erguidas na cidade cenográfica.
Renascer estreia no dia 22 de janeiro e as expectativas são altas, afinal receberá o horário de Terra e Paixão. A novela de Walcyr Carrasco que tem oscilado perto dos 30 pontos. Além disso, o Big Brother Brasil iniciará sua terceira semana de exibição e, provavelmente, chamará público. Se a estratégia funcionar, a novela de Bruno Luperi, tem tudo para pontuar bem.
Bordel: paixões e conspirações
A equipe de Renascer já gravou todas as externas necessárias na região de Ilhéus e agora concentra os trabalhos entre o estúdio e a cidade cenográfica, que reproduz, inclusive, pedaços da fazenda, plantações e mangue. Mas, os cenários internos também impressionam, entre eles o Bordel de Jacutinga.
O bordel será o local onde boa parte dos personagens irá se encontrar. Os coronéis Belarmino e Firmino, além de Deocleciano e Jupará, dois trabalhadores das fazendas de cacau, são clientes assíduos. Mas, o bordel também será o local de encontro de José Inocêncio (Humberto Carrão) e Maria Santa (Duda Santos), que viverão uma paixão fulminante.
Quem já assistiu às cenas garante que a escolha de Juliana Paes para o papel de Jacutinga é um grande acerto, tamanho o mergulho da atriz na personagem. A doina do bordel será a responsável pela aproximação de José Inocêncio e Maria Santa. É importante destacar que no bordel surgirão muitos conflitos e, ali mesmo, resolvidos.
Jequitibá-rei
O primeiro capítulo de Renascer promete. Quem assistiu ao material garante que há muito ritmo e intensidade na história, com direito a uma imagem que entrou para a história da televisão brasileira. É o momento em que José Inocêncio finca o facão no jequitibá-rei e faz sua promessa: “Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você haveremos de morrer… nem de morte matada… nem de morte morrida!”.
Segundo profissionais que trabalham em Renascer, Humberto Carrão foi outro grande acerto na escolha para um papel tão importante. Ele mergulhou no universo de José Inocêncio, vai conquistar o telespectador e fará uma entrega interessante para Marcos Palmeira, que seguirá com o personagem na segunda fase da novela.
A emblemática cena do primeiro capítulo de Renascer foi gravada no Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeira de Macacu, interior do Rio de Janeiro.