A Record tem uma questão importante para resolver em sua grade de programação: continuar ou não com novelas na faixa da tarde. As últimas apostas da emissora não funcionaram tão bem, apesar de segurarem a vice-liderança. Entretanto, mesmo à frente do SBT, Apocalipse e O Rico e Lázaro não seguram a entrega do Balanço Geral. A novela da tarde é o pior resultado desta faixa, com médias inferiores ao Balanço Geral e Cidade Alerta.
A grade vespertina da Record é o momento onde a emissora abre grande vantagem em relação ao SBT, chegando ao dobro do que a concorrente registra. Por isso, lá na Barra Funda alguns defendem que a faixa de novela deixe de ser exibida para evitar o risco de um ataque do SBT. Mas, será que um programa de entretenimento ou versões maiores do Balanço Geral e Cidade Alerta conseguem manter os índices elevados?
Nem sempre esticar um programa com boa audiência dará resultados. Muito pelo contrário. Muitas vezes, a média cai porque a atração acaba arrastada, o que afugenta o telespectador. Por isso, os estrategistas da Record ainda mantêm a novela à tarde. Além disso, as tramas levam pro ar a aposta em histórias religiosas para a dramaturgia.
Números
O Rico e o Lázaro mantém a vice-liderança para a Record, entretanto não segura o resultado de Hora da Venenosa, geralmente o último quadro do Balanço Geral. Segundo dados do Kantar Ibope, na segunda-feira (6/1) a trama fechou com 4 de média, contra 3,6 do SBT. Mas, antes, a Hora da Venenosa fechou com 5,8 pontos. Na terça-feira (7/1), a novela manteve os 4 pontos e o SBT caiu para 2,6 pontos.
Ou seja, aparentemente a faixa de novelas nas tardes da Record cumpre seu papel, apesar de ser o momento onde a diferença com o SBT é a menor. Do outro lado, o Fofocalizando tenta ganhar alguns pontos nesse momento e tem investido em mais polêmicas e discussões no ar. Além disso, apostou forte na janelinha com Datena, uma forma de aumentar a audiência nos minutos finais. E, a partir de segunda-feira, vai explorar os acontecimentos do BBB-25.