back to top
INSCREVA-SE
InícioColunasHistórias da TVSó os bonitinhos farão a televisão no Brasil

Só os bonitinhos farão a televisão no Brasil

Vida Alves, uma das pioneiras da televisão, costumava contar que os artistas da rádio Tupi queriam saber quem faria parte da novidade. “Os bonitinhos vão ser escolhidos, mas os feinhos vão ficar no rádio”, disse Walter Forster à atriz.

Se no rádio a voz criava todo um envolvimento com o público, a partir daquele momento o tipo físico contaria muito na construção de personagens. Afinal, já não haveria mais espaço para a imaginação de quem estava em casa. Afinal, a imagem em movimento mostra a realidade.

Os próprios artistas precisaram de um tempo para se acostumar com o que viam na tela.

“Eu fui lá para ver e quando a câmera me pegou, que eu olhei para o monitor, fiquei tão horrorizada. Isso que é televisão?”

Lolita Rodrigues
Lolita Rodrigues como uma de suas personagens
Lolita Rodrigues foi apesentadora, atriz e cantora: Imagem: Reprodução Internet

Um dos principais nomes da história da televisão brasileira

Lolita Rodrigues teve papel de destaque na inauguração do mais popular veículo de comunicação do Brasil. Ela substituiu Hebe Camargo na festa de estreia da TV Tupi e interpretou o Hino da Televisão.

Perto das 22 horas do dia 18 de setembro de 1950, com praticamente uma hora de atraso e muito tempo com a imagem do índio na tela, entrou no ar o “TV na Taba”. Era uma espécie de revista eletrônica com um pouco de tudo o que a TV Tupi pretendia apresentar em sua programação.

A história do grupo comandado por Assis Chateaubriand foi a primeira atração da noite através de um vídeo produzido especialmente para a ocasião. Mas, naquela noite, ainda se apresentaram a Orquestra Tupi, o maestro Rafael Puglielli, Amâncio Mazzaropi, a Escolinha do Ciccillo”, conjunto “Os Três Amigos” e Maurício Loureiro Fama. Logo depois, a dramaturgia ficou por conta de Walter Forster, Lia de Aguiar e Vitória de Almeida com a comédia conjugal “Ministério das Relaçõess Domésticas” e o esporte com Aurélio Campos.

O segmento infantil representado pelas crianças do “Clube do Papai Noel”, grande sucesso do rádio. Para encerrar o “TV na Taba” entraram no palco a Grande Orquestra Tupi, o coral das Emissoras Associados e Lolita Rodrigues para interpretarem o “Hino da Televisão”, composto por Guilherme de Almeida.

Últimas

Odete Roitman chega ao Brasil e Heleninha tem sua primeira bebedeira

Empresária vai mostrar todo seu desprezo pela filha e culpará Celina pelo estado de Heleninha

Vilãs prometem roubar a cena do Show 60 anos

Carminha, Raquel, Nazaré, Perpétua, Branca, Flávia, Maristela e Vanessa vão disputar quem é a maior vilã de todos os tempos.

Publicações relacionadas

Telespectador é bem diferente aos domingos

O comportamento do telespectador aos domingos é bem diferente...

Especial 25 anos da Família dos Devotos na programação da TV Aparecida

A Família dos Devotos, mantenedora das obras de evangelização...

Izabella Camargo fala sobre saúde mental com Amanda Françozo

O De Papo com Amanda Françozo deste sábado (22/6),...

Amor Perfeito termina com muitas lições sobre o amor e a vida

Amor Perfeito terminou como todo bom folhetim. No último...

Lolita Rodrigues merece um destaque maior na história da TV

Lolita Rodrigues foi num dos grandes nomes da televisão...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui