Vida Alves, uma das pioneiras da televisão, costumava contar que os artistas da rádio Tupi queriam saber quem faria parte da novidade. “Os bonitinhos vão ser escolhidos, mas os feinhos vão ficar no rádio”, disse Walter Forster à atriz.
Se no rádio a voz criava todo um envolvimento com o público, a partir daquele momento o tipo físico contaria muito na construção de personagens. Afinal, já não haveria mais espaço para a imaginação de quem estava em casa. Afinal, a imagem em movimento mostra a realidade.
Os próprios artistas precisaram de um tempo para se acostumar com o que viam na tela.
“Eu fui lá para ver e quando a câmera me pegou, que eu olhei para o monitor, fiquei tão horrorizada. Isso que é televisão?”
Lolita Rodrigues
![Lolita Rodrigues como uma de suas personagens](https://i0.wp.com/canaldovannucci.com.br/wp-content/uploads/2024/04/lolita.jpg?resize=1024%2C671&quality=93&ssl=1)
Um dos principais nomes da história da televisão brasileira
Lolita Rodrigues teve papel de destaque na inauguração do mais popular veículo de comunicação do Brasil. Ela substituiu Hebe Camargo na festa de estreia da TV Tupi e interpretou o Hino da Televisão.
Perto das 22 horas do dia 18 de setembro de 1950, com praticamente uma hora de atraso e muito tempo com a imagem do índio na tela, entrou no ar o “TV na Taba”. Era uma espécie de revista eletrônica com um pouco de tudo o que a TV Tupi pretendia apresentar em sua programação.
A história do grupo comandado por Assis Chateaubriand foi a primeira atração da noite através de um vídeo produzido especialmente para a ocasião. Mas, naquela noite, ainda se apresentaram a Orquestra Tupi, o maestro Rafael Puglielli, Amâncio Mazzaropi, a Escolinha do Ciccillo”, conjunto “Os Três Amigos” e Maurício Loureiro Fama. Logo depois, a dramaturgia ficou por conta de Walter Forster, Lia de Aguiar e Vitória de Almeida com a comédia conjugal “Ministério das Relaçõess Domésticas” e o esporte com Aurélio Campos.
O segmento infantil representado pelas crianças do “Clube do Papai Noel”, grande sucesso do rádio. Para encerrar o “TV na Taba” entraram no palco a Grande Orquestra Tupi, o coral das Emissoras Associados e Lolita Rodrigues para interpretarem o “Hino da Televisão”, composto por Guilherme de Almeida.