A TV aberta ainda reina absoluta no Brasil, apesar de todo o avanço do digital no consumo de conteúdo audiovisual. No mês de março, em média, o brasileiro assistiu 5h02 por dia de programas, jornais, entretenimento, novelas e eventos. Já nas plataformas digitais uma pessoa consumiu em média 2h30 de conteúdo, principalmente séries e filmes. Esses dados aparecem no Focal Meter, pesquisa do Kantar Ibope que mede o consumo de televisão e vídeo online em todas as plataformas acessadas através de um roteador.
Esse mesmo estudo aponta que TV linear e digital permanecem estável em relação à participação do mercado. O Focal Meter mostra que, em março, a TV ficou com 67,5% do mercado nacional, enquanto o digital ficou com 32,5%. Os dois oscilaram apenas 0,2 ponto percentual em relação ao mês de fevereiro.
Em março, no mercado nacional, a TV Globo fechou com 25,55% de share. Em segundo lugar aparece o Youtube com 14,75%. Somadas, as duas possuem 40,30% de share. Logo depois, em terceiro lugar aparece a Record com 9,71% de share. A TV Paga representa 5,91% do mercado. No ranking dos mais assistidos, o SBT ocupa a quinta posição com 5,71% de share.
É a partir da sexta colocação que março revela algumas surpresas. Agora, o TikTok tem 3,43% e ultrapassou o Netflix com 3,22% de share. Globoplay ocupa a oitava posição com 1,42% de share. Logo depois, vem o Prime Video com 0,79%. O Top 10 do consumo de vídeo é da Max com 0,34% do mercado nacional.