Vale Tudo é ou não sucesso? Essa pergunta se repete nos últimos dias e tem pelo menos duas respostas. Desde que a nova novela das 21h30 da TV Globo estreou, dois grupos se dividem nas redes sociais nas discussões sobre o remake assinado por Manuela Dias. De um lado, pessoas que, muito antes do primeiro capítulo, apontam problemas na nova versão de um clássico da teledramaturgia. Do outro, noveleiros que se permitem assistir a nova produção sem comparações com a original. E toda essa conversa positiva ou negativa coloca Vale Tudo entre os assuntos mais comentados diariamente.
Toda essa repercussão nas redes aponta para o sucesso de Vale Tudo, afinal não se fala de algo que não é importante. Fontes do Canal do Vannucci garantem que o alto comando da Globo, incluindo as direção de gênero de teledramaturgia, está muito satisfeito com os resultados até aqui. Mas, como comemorar o sucesso se a audiência em São Paulo não é muito diferente do que Mania de Você registrava?
Em sua segunda semana, Vale Tudo registrou na Grande São Paulo índices inferiores aos da semana anterior. Na segunda-feira (7/4), a novela marcou 23 pontos de média e 37,4% de share. Terça-feira, ao competir com o futebol no SBT, caiu para 21,4 pontos e 34,3% de share. Na quarta-feira (9/4), voltou a subir e fechou em 23,1 pontos, o equivalente a 36,3% do público do horário. Mas, na noite seguinte, quinta-feira (10/4), fechou em 22,7 de média e 36,7% de share. Os números estão muito próximos aos registrados em Mania de Você.
Novo patamar de audiência em São Paulo?
Este início de Vale Tudo talvez aponte para uma nova realidade do horário nobre da TV Globo em São Paulo. Num mercado cada vez mais competitivo e com participação significativa do digital, oscilar entre 35% e 37% de share garante a liderança na TV aberta e uma margem confortável em relação ao Youtube. Nesse sentido, a novela pode ser considerada sucesso.
Apesar disso, executivos da Globo tentam entender uma certa resistência do paulistano com as novelas, principalmente, da faixa das 21h30. Por que uma parcela do público deixou de assistir essa teledramaturgia? A resposta não é tão simples.
Em compensação, Vale Tudo surpreendeu no Rio de Janeiro. Na segunda-feira (7/4), a novela marcou 29,3 de média, o correspondente 44,2% do público do horário. Na noite seguinte, terça (8/4), fechou com 28,3 de média e 41,9% de share. E na quarta-feira (9/4) caiu para 27 de média e garantiu 42,3% de share. Na quinta-feira disparou para 29,7 de média e 44,7% de share. Ao comparar com São Paulo, Vale Tudo é mais do que sucesso no Rio de Janeiro. Pelo visto, os cariocas são mais noveleiros do que os paulistanos.
No Painel Nacional de Televisão (PNT), que reúne as 15 regiões metropolitanas medidas pelo Kantar Ibope, a novela oscilou no mesmo período entre 22,9 e 23,5 de média e de 37% a 39,3% de share. Ou seja, no mercado nacional também está dentro da meta.
A nova realidade da TV
Vale Tudo é o melhor exemplo da transformação que a televisão brasileira atravessa e deixa bem claro que um mesmo produto pode ter metas distintas em regiões diferentes. Além disso, indica que, a partir de agora, o sucesso não é medido apenas pela audiência em São Paulo, mas através de toda repercussão nas redes sociais e seu desempenho nas plataformas digitais.