Volta por Cima estreia nesta segunda-feira (30/9) com a promessa de uma história onde o público vai se identificar imediatamente. A nova novela das 19h da TV Globo tem Jéssica Ellen como a protagonista Madá, uma mulher que, apesar de todas as dificuldades, não desiste de seus sonhos. Além disso, após a morte de seu pai, assume o comando de sua família. E como muitas brasileiras, é uma empreendedora. Com certeza você conhece uma Madalena, isso se não for igualzinha à ela.
Mas, os homens se reconhecerão em Jão, interpretado por Fabrício Boliveira. João começou como trocador de ônibus, estudou administração à noite e agora batalha por um cargo melhor na empresa. Entretanto, é preterido pela indicação de um amigo da mulher do patrão. Se reconheceu? Conhece o Jão? Como diz a autora Claudia Souto, Volta por Cima tem uma história possível de acontecer com qualquer um, seja nas relações familiares ou no trabalho. “A minha inspiração para essa novela veio no contexto da pandemia, com a observação do que a gente estava vivendo, tanto das pessoas próximas quanto dos noticiários. Comecei a prestar muita atenção na discussão ética nas famílias com relação a dinheiro ou a bens”, explica a autora.
O que vale mais: dinheiro ou a ética?
As vidas de Madá e Jão se cruzam a partir da morte de Lindomar, pai da protagonista. Em seu último dia de trabalho, sofre um grave acidente. Jão consegue salvar os passageiros do ônibus. Mas, pouco antes disso, o motorista compra um bilhete de loteria. Detalhe: premiado. Só que Osmar, interpretado por Milhem Cortaz, descobre sobre o bilhete premiado e faz de tudo para abocanhar o dinheiro a fim de pagar uma dívida que pode lhe custar a vida. Osmar é tio de Madá e um homem extremamente folgado, que vice às custa da mulher e ainda tem suas aventuras. Conhece alguém como ele?
Durante a coletiva de imprensa de Volta por Cima, Claudia Souto fez questão de ressaltar que a novela trará ótimas discussões. A primeira é sobre o quanto nos dedicamos às nossas conquistas. E outra sobre o verdadeiro valor do dinheiro. Será que vale tudo por ele? Mas, o grande foco estará no empreendedorismo feminino, uma realidade no país que transforma famílias.
Aliás, essa força feminina não estará representada apenas na protagonista Madalena, que se vira vendendo as roupas de ginástica que Doralice, sua mãe, costura. Mas, ela olha pra longe: quer empreender com ‘Pegue e Monte’, um negócio no ramo de eventos. Doralice, interpretada por Tereza Seiblitz, também contribui como pode, apesar da doença do coração. Essas costureiras existem na vida real e muitas sustentam suas famílias com suas atividades.
E a vida amorosa?
Madá é noiva de Chico, vivido por Amaury Lorenzo. É um cara de coração puro, mas que não resiste ao furacão Roxelle (Isadora Cruz), que faz a pressão para que ele termine o relacionamento e a assuma. Será que vale a pena manter o noivado só porque estão juntos há muito tempo e isso dá certa estabilidade emocional?
Já seu tio Osmar vive uma relação amorosa com Violeta Castilho, interpretada por Isabel Teixeira. A viúva de um grande contraventor e mãe de Renato Castilho (Rodrigo García), conhecido como Baixinho, dá muitos presentes ao amante. Entretanto, Baixinho resolve cobrar essa dívida de Osmar, que, obviamente, não tem como pagar. Quando o tio de Madá descobre a existência do bilhete premiado que Lindomar ganhou no dia de sua aposentadoria, passa a ver na sorte alheia a única salvação para a sua vida. É a sua volta por cima? A resposta chegará no decorrer da trama.
Só esse eixo principal já nos dá uma ideia da construção de Claudia Souto para Volta por Cima. A novela tem sinais claros de que envolverá o público justamente por retratá-lo. E detalhe: a empresa de ônibus só um local para reunir os mais diferentes personagens.