Todos os projetos para as comemorações pelos 60 anos da TV Globo deverão ser aprovados e colocados em produção até no final de agosto. Equipes da emissora trabalham no desenvolvimento de especiais, que ocuparão a grade no decorrer do ano que vem. A partir do sinal verde, os profissionais ligados à programação fecharão definitivamente esse grande quebra-cabeça.
Nos bastidores da TV Globo muitos afirmam que tudo o que está em desenvolvimento terá forte apelo junto ao público e contará muito bem a história da emissora. Segundo fontes do Blog do Vannucci, além do que entrará como especial, os principais programas da casa também irão contribuir. Quadros e reportagens comemorativas entrarão no ar no Encontro, Mais Você e É de Casa. O mesmo acontecerá com o Altas Horas, Caldeirão do Huck e Domingão com Huck. Além disso, a equipe do The Masked Brasil trabalha para também incluir os 60 anos da TV na competição dos mascarados.
No jornalismo, os 60 anos da TV Globo serão em todos os telejornais, mas caberá ao Fantástico e ao Jornal Nacional levar ao ar as principais reportagens. Além disso, o Globo Repórter já desenvolve a pauta de episódios especiais, principalmente para abril, o mês de comemoração.
Nos 60 anos, o principal produto em evidência
Quando o alto comando da TV Globo começou a discutir os 60 anos da emissora, os executivos do conselho não tiveram dúvidas. As novelas exibidas em 2025 precisavam ter uma atenção maior, justamente porque são os principais produtos da empresa, o conteúdo que atraiu o público e a projetou internacionalmente. O remake de Vale Tudo, a sequência de Êta Mundo Bom, nova novela de Rosane Svartman e uma história grandiosa de Glória Perez são a aposta do gênero dramaturgia.
Apesar dos novos tempos e muito artista em esquema de contrato por obra, o alto comando da TV Globo quer a presença de nomes consagrados. Por isso, testes de Vale Tudo acontecem em ritmo acelerado e produtores de elenco sondam os artistas para Êta Mundo Bom 2.
E os especiais? Haverá espaço para muitos programas?
Os profissionais ligados à programação montam um verdadeiro quebra-cabeça. Entre janeiro e março, o Big Brother Brasil ocupa o horário nobre dos sete dias da semana. Além disso, das 18h às 22h30, ninguém cancelará novela ou jornal. Nestes meses iniciais, dá para usar parte da tarde. Mas, fontes do Blog do Vannucci garantem que os 60 anos serão lembrados nesse período nos programas matinais e em ações pontuais nas tardes do domingo.
A partir de abril, com o fim do BBB 25, haverá mais espaço na grade e, com isso, começam a aparecer os especiais do Vídeo Show, Planeta Xuxa e Você Decide. Além disso, um programa sob o comando de Fátima Bernardes em horário nobre e uma temporada em alto estilo do Conversa com Bial.
O comando da TV Globo também deseja um grande show musical ainda no primeiro semestre para mostrar que a música sempre teve espaço. Além disso, a equipe do Criança Esperança já foi avisada que precisa superar em qualidade e repercussão a edição do ano passado.
Não para por ai
Mas, não pense que as comemorações pelos 60 anos da Tv Globo estarão restritas à TV aberta. Globoplay, GShow e os canais pagos também entrarão no esquema. Eles funcionarão como segunda tela ou desenvolverão atrações que façam referência ao aniversário.