As últimas audiências de Vale Tudo escancararam a crise que a Globo enfrenta em seu principal horário de novelas. A faixa das 21h30 vem perdendo público título após título. O remake de Pantanal, em 2022, deu até um suspiro e conseguiu melhorar os índices do horário, mas bastou Travessia entrar no ar para voltar a queda nos números. Logo depois de Glória Perez, entrou no ar a história criada por Walcyr Carrasco. Terra e Paixão, novamente, conseguiu frear a redução de audiência, mas mesmo assim abaixo do que o alto comando da emissora desejava.
No início de 2024, um novo remake de Benedito Ruy Barbosa. Renascer teve um início muito promissor, mas registrou queda de audiência e, principalmente, uma avalanche de críticas nas redes sociais. O público reclamou do ritmo lento da história e de pouca atualização no texto. O remake entregou o horário em baixa para Mania de Você, afinal seus últimos capítulos coincidiram com uma semana cheia de futebol. Erro da programação da TV Globo? Pergunta que muitos evitam responder para não arrumar confusão na empresa.
O fato é que a novela de João Emanuel Carneiro chegou com muitas promessas, cenário praiano, ritmo acelerado e elenco com nomes conhecidos. Adriana Esteves e Chay Suede foram aprovados pelos telespectadores, mas Gabz e Nicolas Prattes estiveram no alvo das críticas desde o primeiro capítulo. Mania de Você viu sua audiência desintegrar rapidamente, promoveu muitas mudanças, mas não trouxe pra frente da TV quem fugiu da novela ao não entender muitas tramas.
Novela das Novelas
A TV Globo não mediu esforços para comemorar seus 60 anos. Vale Tudo tem grande orçamento, elenco com nomes consagrados e muita publicidade. A milionária festa de lançamento no Copacabana Palace ganhou espaço até no Jornal Nacional, afinal a “novela das novelas” era a maior aposta do alto comando da emissora. A primeira semana até conquistou boas médias e gerou comentários positivos e negativos nas redes sociais. A briga entre Bella Campos e Cauã Reymond atraiu muito mais atenção do que a história em si, mas mesmo assim o público percebeu algumas falhas no texto, principalmente por não trazer referências atuais.
Entre os dias 12 e 16 de maio, Vale Tudo perdeu para Garota do Momento e Dona de Mim. O sinal de alerta foi acionado, afinal a grande aposta não apareceu entre as cinco maiores audiências da emissora. Ninguém fala oficialmente, mas fontes da Coluna do Vannucci, garantem que o clima anda pesado na produção da novela porque é perceptível a energia de cobrança. Vale Tudo precisa reagir para frear a crise na faixa das 21h30 da Globo. Mas, diferente do passado, quando os autores escreviam os próximos blocos a partir da reação do público, agora o trabalho é muito adiantado.
Será possível mexer?
Manuela Dias, Paulo Silvestrini e o próprio José Luiz Villmarim terão trabalho pela frente. E não podem demorar para corrigir o que não funciona em Vale Tudo. Urgente encontrar soluções, relançar a novela com alguma virada importante e deixar Odete Roitman politicamente incorreta. É preciso não ter medo para entregar o que realmente o público deseja na novela.
E ai está a resposta sobre a crise nas novelas das 21h30 da TV Globo. Falta ousadia, novas ideias e perder o medo de receber críticas. Odete Roitman não pode compreender que Heleninha é alcoolista, muito menos discutir a compensação de carbono na aviação. Quem está em casa gosta dela autoritária e aplaude tudo aquilo que todos gostariam de falar, mas só Odete tem a coragem. A sensação é que Vale Tudo acontece num mundo paralelo, onde algumas discussões de intelectuais são comuns em toda a sociedade. A autora, o diretor artístico e o chefe da dramaturgia precisam ir às ruas para conhecer realmente quem é o povo brasileiro. Quem sabe assim, a distância será menor entre a criação e o consumidor.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.