Vale Tudo ultrapassou os 50 capítulos e, até aqui, tem a mesma audiência de Mania de Você quando atingiu essa marca de episódios. Ou seja, o principal horário das novelas da Globo continua operando em São Paulo com índices abaixo do desejado pelo alto comando da emissora. Mas, o que faz essa audiência não subir? Para muitos, as duas novelas não trouxeram atrativos suficientes para os noveleiros. O fato é que cada trama tem um motivo para registrar esses índices.
Mania de Você afugentou parte do público da faixa das 21h30 pela combinação de dois fatores. A Globo errou feio na estratégia de lançamento, com várias partidas de futebol entre o final de Renascer e primeiros capítulos da história de João Emanuel Carneiro. Além disso, a novela começou com um ritmo muito acelerado e história focada em jovens protagonistas. Mas, e Vale Tudo?
Vale Tudo tem sofrido com a audiência em São Paulo desde sua estreia e, nas últimas semanas, perdeu pontos no Rio de Janeiro e no PNT. Para alguns profissionais da teledramaturgia da Globo, o remake assinado por Manuela Dias sofre com a campanha negativa nas redes sociais. Entretanto, essa não é a percepção de quem acompanha a trama diariamente. Ouço muitos elogios de telespectadores cativos de Vale Tudo, principalmente de que é um folhetim interessante. Claro que esse mesmo telespectador reconhece que Bella Campos está em início de carreira e, por isso mesmo, ainda oscila muito em suas cenas. Mas, para essa turma que preferiu seguir a novela pela história, isso é o que menos importa.
Crise nas novelas?
A audiência de Vale Tudo similar a de Mania de Você abre uma importante discussão sobre o que acontece com as novelas da Globo. Essa situação é o resultado de uma combinação muito complexa entre escolhas, método de produção e desejo do público. O alto comando do entretenimento (Amauri Soares) e a direção de núcleo (Villamarim) apostaram em três remakes próximos e em textos inéditos que não funcionaram muito bem, como Travessia e Mania de Você.
Além disso, atualmente novelas são produzidas com muita antecedência para baixar os custos, o que dificulta reagir ao gosto do telespectador. O que era uma obra aberta, se transformou numa história fechada, com pouca margem de manobras. E, para complicar ainda mais, tem a redução de artistas consagrados nos elencos.
Entretanto, o fator principal para a queda de audiência é o telespectador, que não se encantou com as histórias exibidas. Com isso, aos poucos, foi buscar conteúdo e entretenimento com a dramaturgia em outras plataformas. Os números mostram que Record e SBT não foram beneficiados com a saída de telespectadores da faixa das 21h30 da Globo. As duas emissoras seguem dentro do que costumavam marcar.
Diante de tudo isso, é válido afirmar que o principal horário de novelas da Globo atravessa por uma crise. E a solução só chegará quando as escolhas forem feitas com olhar de TV aberta. Além disso, não basta aprovar uma sinopse. Fundamental acompanhar cada capítulo, ler os textos, propor ajustes aos autores e ouvir o telespectador. Está na hora da Globo reavaliar sua estrutura da dramaturgia.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.