Será que Vale Tudo vai conseguir manter a audiência que conquistou em São Paulo nesta semana de grandes viradas na trama? Essa é uma questão que muitos se fazem na TV Globo. Os analistas da programação enxergam sinais positivos nos números registrados nos capítulos de segunda, terça e quarta. E, mais do que as médias que subiram, eles observam a transferência de público entre as emissoras. O SBT trocou A Caverna Encantada por As Filhas da Senhora Garcia. Além disso, durante as três noites ajustou o horário da novela para atacar a concorrência. Já a Record estreou a série Paulo, O Apóstolo em substituição a Força de Mulher.
As pesquisas mais avançadas e detalhadas apontam que Vale Tudo acabou beneficiada com essas mudanças, afinal parte do público de Força de Mulher não seguiu Paulo, O Apóstolo. Mas, também aconteceu uma fuga de telespectadores que gostavam de A Caverna Encantada. Por mais que haja uma disputa entre Record e SBT, a trama de Manuela Dias ganhou entre dois e três pontos que estavam nas concorrentes. Ou seja, além de aumentar a média de audiência, a novela viu sua participação de público subir na Grande São Paulo.
Os dados consolidados do Kantar Ibope apontam que na segunda-feira (7/7) Vale Tudo fechou com 25,2 de média e 39,5% de share. Na terça-feira (8/7) a audiência caiu para 24,8 pontos, mas a participação de público subiu para 39,6%. E na quarta-feira (9/7), manteve os 24,8 de média, com 39,2% de share. Esses números foram obtidos pelo Canal do Vannucci junto a fontes do mercado.
Estratégia, chamadas e história
A TV Globo fará de tudo para manter a audiência de Vale Tudo em alta. As chamadas destacarão a virada de Raquel, que agora aparece como uma mulher rica e realizada. Além disso, a volta de Afonso e Maria de Fátima e, claro, de Odete Roitman. A vilã agora partirá pra cima de Raquel, afinal não gostará nem um pouco de ver Ivan envolvido novamente com a cozinheira. E é aí que a história promete pegar fogo. Assim como aconteceu no final dos anos 80.
Vale Tudo está longe de ser o fenômeno desejado para a comemoração dos 60 anos da TV Globo. Mantém o horário na liderança, mas não tem o mesmo impacto da versão de 1988. Os vilões Odete Roitman e Marco Aurélio recebem críticas do público, que desejava comportamentos inadequados dos dois. Além disso, muitos reclamam do texto pouco ousado e provocativo, distante do original que colocou os dedos nas feridas do país daquela época. Mas, não há como negar, a novela funciona como um entretenimento para quem não quer reprise de série bíblica na Record ou Chaves e Ratinho no SBT.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.