A doença de Alzheimer tem mobilizado estudos no mundo inteiro e promovido muitas discussões entre especialistas e pessoas que enfrentam esse problema em suas famílias. Diagnósticos mais precisos, novos tratamentos e como lidar com o rompimento das memória entram na pauta. E também na dramaturgia, uma ferramenta importante para levar ao grande público um tema tão atual e profundo.
Nesta quinta-feira (07/08), Eduardo Martini e Carina Sacchelli estrearam em São Paulo a peça Pra Você Lembrar de Mim. Uma peça de cenografia simples, mas de um texto intenso e grandioso. E de interpretações impecáveis. A história de Bruna e Hélio é apresentada no palco de uma forma tão envolvente que, num piscar de olhos e muitas lágrimas, o público de levanta para o aplauso final.
Hélio é um jornalista premiado e viúvo que enfrenta o Alzheimer. Bruna é a filha que tem o desafio de cuidar do pai, entre suas inúmeras crises de violência, questionamentos e da ausência de memórias. Os dois viveram uma relação incrível de pai e filha, de uma cumplicidade e amor que vem da infância, passa pela escola, primeiros amores e decepções, orgulhos das conquistas e comemorações das vitórias. Mas, tudo se diluiu com o avanço da doença. Algo cruel, inevitável, lento e reflexivo.
Emoção desde a primeira cena
Pra você Lembrar de Mim não faz rodeios para envolver o público. O atexto de Regiana Antonini vai direto na questão e imediatamente mexe com as emoções de quem está na plateia. Mas, passa longe do lugar comum e das frases de efeito que levam o público ao choro. Sim, leve o lenço porque as lágrimas surgem logo e não cessam com o fim do espetáculo.
O que os personagens de Carina Sacchelli e Eduardo Martini vivem no palco do Teatro União Cultural vai se transformar em seu assunto no jantar e no caminho de volta pra casa. E garanto que você passará algum tempo pensando no que foi vivido por eles. Até mesmo quem não passou pelo Alzheimer em sua família vai refletir sobre essa doença cada vez mais comum.
Só nos resta viver e amar
Meu pai teve Alzheimer e, graças a Deus, numa forma suave, sem episódios mais conflituosos. É claro que todos que estavam ao lado viveram o cotidiano dos esquecimentos e das repetições de perguntas e histórias. E não há outro caminho a não ser o da paciência. E vamos ser realistas: nem sempre é possível garantir essa tranquilidade.
Entretanto, preciso confessar, desde o diagnóstico do meu pai e da mãe de uma grande amiga, tenho pensado muito como lidarei caso venha o diagnóstico de Alzheimer. Somos o resultados de nossas escolhas e experiências e tudo isso está ali armazenado em nossa memória. Mas, como o HD começa a falhar, começamos a perder o acesso a alguns arquivos. Será que é válido fazer um backup de tudo que está guardado?
Uma resposta difícil, afinal mesmo que eu possa ler tudo o que guardei nesse backup, provavelmente o HD central não resgatará tudo o que foi escrito. Diante disso, só nos resta viver cada momento e amar o suficiente Pra Você Lembrar de Mim. Eu sai do Teatro União Cultural com a certeza de que tenho que deixar as bobagens de lado e agradecer a cada dia o que vivi naquelas 24 horas. Obrigado Regiana, Carina e Eduardo pela noite tem intensa.
PRA VOCÊ LEMBRAR DE MIM
Teatro União Cultural, Rua Mário Amaral, 209
Quintas-feiras, 20h. Ingressos: R$ 20,00
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.