Já está na hora dos canais de jornalismo reverem a estratégia de só exibirem telejornais ou longos programas de debates sobre política ou economia. Jornalismo é muito mais do que o factual, violência, as decisões de Brasília ou os embates de Trump com outros países. É também boas entrevistas, documentários, reportagens especiais e cultura. Sim, também é possível nos “News” falar sobre cinema, séries, teatro, esportes, comportamento e estilo de vida. Mas, não é exatamente o que acontece.
Com raras exceções, os canais dedicados ao jornalismo acreditam que o importante é ter notícia o dia inteiro, mesmo que você repita a reportagem inúmeras vezes, sem a atualização necessária. Além disso, também recorrem aos comentários dos mesmos temas, algo que mais afasta do que atrai público, afinal a sensação que temos ao assistir o canal em momentos diferentes é que nada acontece de novo. E, assim, buscamos algo mais agradável e com ar de novidade.
Em seus primeiros anos, a GloboNews apostou numa grade diferenciada, com jornais de hora em hora e programas variados ao longo do dia. Além, é claro, da repetição de alguns produtos da Globo, como o Fantástico, Globo Repórter e Globo Rural. Quando a CNN Brasil entrou no ar, nos ofereceu uma linha Soft aos finais de semana, com conteúdo bem interessante. Mas, a guerra pela audiência também chegou aos canais pagos de jornalismo. Além disso, a polarização política levou a um cabo de guerra entre as pontas ideológicas, ampliando as audiências dos canais.
Público quer mais
É óbvio que quem sintoniza GloboNews, CNN Brasil, Jovem Pan News, Record News e Band News não quer assistir a reality show ou programa de auditório. Mas também não deseja ter notícias e comentários exibidos à exaustão. Uma boa entrevista, debate ou documentário se transformam em conteúdo premium que pode fazer a diferença nessa guerra pela atenção de um público restrito. Além disso, pode atrair novas pessoas com olhares muito mais amplos.
Acreditar que jornalismo se restringe a jornais e notícias de violência, política e economia não é exclusivo dos canais segmentados da Tv por assinatura. Executivos da TV aberta seguem a mesma linha e poucos compreendem que o factual tão precioso nos dias atuais pode chegar também em programas com pauta mais ampla, longe das bancadas ou dos cenários em que os âncoras ficam em pé amarrando reportagens e comentários.
Está na hora de todo mundo dar um passo no que realmente é conteúdo factual, ao vivo e cheio de notícias.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.