A novela Mãe fechou seu primeiro mês com audiência em crescimento e, principalmente, acima da média do mês inicial de Força de Mulher. Por isso, ao juntar esses dois dados, os estrategistas da Record acreditam que a atual trama turca ampliará seus índices com o desenrolar da história. Mãe completou um mês na última quinta-feira, 27 de novembro.
De acordo com dados consolidados do Kantar Ibobe, a audiência dos capítulos deste primeiro mês de Mãe está 15% acima do que Força de Mulher registrou no mesmo período. Entre os dias 27 de outubro e 27 de novembro, Mãe registra 6,2 pontos de média. Isso equivale a 10% do público do horário na Grande São Paulo. Já Força de Mulher marcou, entre os dias 29 de julho e 28 de agosto de 2024, 5,4 pontos, o correspondente a 8,5% dos telespectadores de sua faixa de exibição.
Diante desses números, os executivos da Record dão sinais claros de que continuarão apostando em novelas turcas em seu horário nobre. Entretanto, essas produções terão que revezar o horário com as séries e novelas com temática bíblica.
Números revelam muito mais
O levantamento obtido com exclusividade pelo Canal do Vannucci traz outros dados interessantes sobre o desempenho das emissoras durante o horário nobre em São Paulo. O índice de televisores ligados permanece praticamente o mesmo, com uma oscilação de apenas 1 ponto percentual para baixo. Entretanto, durante o horário de exibição das novelas da Record, houve uma queda na audiência da Globo, SBT e Band.
Entre os dias 29 de julho e 28 de agosto de 2024, a Globo exibia a novela Renascer. Nesses 30 dias, no confronto com Força de Mulher, a Globo marcou 25,9 de média (40,8% de share) com os blocos finais do Jornal Nacional e os primeiros do remake assinado por Manuela Dias. Agora, entre 27 de outubro e 27 de novembro, com parte do JN e Três Graças, a Globo marca 23,2 de média (37,5% de share). Isso representa uma queda de 10% na audiência.
Atualmente, o SBT tem a novela A.Mar no confronto com Mãe. Nesse primeiro mês de exibição da trama turca, o SBT registra 3,2 pontos (5,1% de share). Mas, entre os dias 29 de julho e 28 de agosto, a emissora estreava A Caverna Encantada e encerrava A Infância de Romeu e Julieta. Naquele período, o SBT marcava 4,6 de média (7,2% de share). Ou seja, uma redução de 31% em sua audiêcia com a comparação dos primeiro meses de Força de Mulher e Mãe.
Trunfo na programação
Esses dados do Kantar Ibope obtidos com exclusividade pelo Canal do Vannucci junto a fontes do mercado deixam clara a força das novelas na TV aberta. Mas, também revelam que a teledramaturgia atravessa por um momento mais delicado neste ano. De Renascer pra cá, a Globo perdeu pontos de audiência em seu principal horário. O SBT desistiu das novelas infantojuvenis após um grande desgaste, mas ainda não voltou ao antigo patamar.
Já a Record, desde Força de Mulher, registra seus melhores resultados com as novelas turcas, uma prova de que o público da emissora também gosta de histórias contemporâneas, mas com elementos mais clássicos dos folhetins.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
