A estratégia da Globo de alinhar sua programação nacional para exibir jogos em algumas praças não funcionou e levou Três Graças a registrar uma de suas piores audiências. Sem uma partida de grande interesse em todo o Brasil, nesta quarta-feira (14/01) a Globo optou em puxar sua grade para mais cedo e tampar o buraco nas cidades sem futebol com o Cinema Especial. Como sempre acontece em noites de transmissão esportiva, o Jornal Nacional começou às 20h e teve apenas 37 minutos de duração. Logo depois, entrou a novela e, na sequência, o filme Elvis.
A Globo optou por uma grade tradicional de noite de futebol, ao invés de promover ajustes e manter nas cidades sem o esporte os horários normais do JN e da novela. A saída foi a mais simples: um filme com o tamanho de um jogo. E o que se viu em São Paulo foi uma queda significativa na audiência de Três Graças. Segundo dados consolidados do Kantar Ibope, a novela fechou com 20,2 de média, o equivalente a 32,5% do público do horário. Ou seja, um share longe do ideal. Três Graças foi exibida das 20h37 às 21h23.
Logo depois, entrou no ar o filme Elvis. O Cinema Especial terminou às 23h44 e marcou 16,0 pontos de média. Isso representa 31,0% do público do horário. Essa faixa também ficou abaixo do que costuma registrar com partidas de futebol. Ou seja, os números apontam que alinhar a grade com o futebol e tampar os buracos com filmes não é tão eficiente assim. A Globo poderia muito bem ter uma edição menor do JN, novela e futebol para as praças com transmissões esportivas. E manter os horários tradicionais nas cidades sem futebol.
