InícioUncategorizedNovelas atuais rejeitadas pelo público?

Novelas atuais rejeitadas pelo público?

Final de ano se aproximando e naturalmente o público some da frente da TV. Isso é normal e todo mundo espera que seja assim. Mas, estamos em meados de Outubro e as novas novelas da Globo sofrem para engrenar no Ibope e ganhar popularidade nas redes. Elas por Elas, estreou em 25 de setembro com uma premissa interessante . Não se trata de um remake e a novela tem toda a pinta de uma trama das 19h, o que pode ter sacramentado uma espécie de rejeição do telespectador mais desejoso de uma novela com cara de 18h. Amor Perfeito e Mar do Sertão, suas antecessoras,  agradaram a esse nicho que tem o hábito de ligar a TV às 18h. A nova novela vem dando índices abaixo do esperado mas tem um trunfo: é uma novela nova e a qualquer momento pode engrenar . 

Fuzuê, 19h

Já às 19h, a novela Fuzuê teve muita repercussão antes de sua estréia, em agosto, já para embalar com o mega sucesso Vai na Fé. E isso deu certo. Em suas primeiras semanas, a novela de Gustavo Reiz angariou até mais público do que a primeira semana de sua antecessora, isso aumentou o engajamento da trama e sua popularidade elevou nas redes. Mas de algumas semanas para cá, a caça ao tesouro, fio condutor das principais tramas da novela, caiu na mesmice. Resultado: o público fugiu, e pior, tem feito duras críticas à novela.

Há pessoas que dizem nas redes que a busca por tesouro é uma história datada e faz o público perder o entusiasmo. A repetição de bordões tem deixado alguns com um certo ranço e personagens parecem não funcionar para costurar histórias e o pior que pode acontecer: o casal central não faz o telespectador suspirar. Assim como Elas por Elas, ainda há um tempo considerado confortável para que Gustavo Reiz reverta essa rejeição e torne a novela mais atrativa nesta reta final.

Terra e Paixão, a sua novela das 21h

De longe não se imaginava que Terra e Paixão sofreria tanto para se manter no ar. O que vemos hoje é uma outra história. É a novela possível que foi conduzida a partir do que deu certo e do que funcionou. Sem perder o fio condutor, o autor Walcyr Carrasco pediu uma colaboradora de peso, Thelma Guedes, para o ajudar a conduzir a trama de Aline. Após a entrada da escritora muita coisa mudou, personagens entraram e a novela ganha contornos expressivos de um thriller que só vemos em série.

A primeira virada da trama aconteceu em meados de julho e chamou a atenção. Uma Glória Pires como vilã máxima era o que o público queria. A vilã incendiou o canavial após a morte de seu filho e a audiência explodiu.Parecia que iria funcionar a semana reveladora, mas com o passar do tempo foi se diluindo, havia ali um excesso de personagens que não agregam na história, hora de uma nova virada. A entrada de Ágatha sacudiu uma outra semana repleta de surpresas, e curiosamente é esse desmembramento que segue segurando o público na frente da TV.

Sim, estamos diante de uma novela que se reinventou no ar. Não é a primeira e pode não ser a última. O fato que a audiência se estabilizou e não atingiu a casa dos 30, desejos da Globo e do autor da novela. O que denota que esses 26, 27 pontos se tratam, de fato, dos 30 atingidos facilmente nas tramas de relevante sucesso. E é possível acreditar que números assim se repetirão no futuro. 


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Dona de Mim lançará primeiro microdrama da Globo

Globo lançará esse ano as duas primeiras produções da dramaturgia em vídeos curtos verticais

Os motivos dos suspeitos do fim trágico de Odete Roitman

Vários personagens possuem motivos para assassinar a vilã de Vale Tudo.

Três Graças vai botar o dedo na ferida ao falar da violência e criminalidade

Xamã será um traficante sem piedade no controle da Chacrinha

Vale Tudo abre a semana com crescimento de audiência

Confira a audiência consolidada da segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Publicações relacionadas

Tá na Hora perde audiência com mais exposição do Macedão da Chinelada

Tá na Hora será substituído pelo Aqui Agora, que ainda não tem previsão de estreia.

Aparecida Debate destaca campanha nacional contra a fome no Brasil

O Aparecida Debate desta terça-feira (22), às 21h45, vai...

Chef Leo Roncon ensina como fazer Acarajé no Sabor de Vida

No Sabor de Vida deste domingo (1), às 13h,...

Êta Mundo Melhor reforça aposta na esperança, amizade e superação

Nova novela das 18h traz uma história leve e divertida, que será contraponto aos jornais policias

História de Amor: aposta alta da Globo para conquistar noveleiros  

História de Amor estreia nesta segunda-feira (10/2) no Edição...

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading