Ajuste em Mania de Você pode levar Globo a rever como gravar novelas

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
3 Min Read
Rudá em Mania de Você
O que você encontra na matéria

Os bastidores de Mania de Você atravessam uma temporada intensa. Cenas gravadas em cima da hora e muito trabalho para colocar a novela no trilho desejado pela Globo. A emissora acredita conquistar novos telespectadores com os ajustes encomendados a João Emanuel Carneiro. Mas, qual o risco de perder quem já assiste à trama das 21h30?

- Continua após a publicidade -

Essa é a grande questão nos bastidores da Globo. Até o momento, Mania de Você é muito bem avaliada por quem acompanha desde o início a história e que gostou do ritmo e do olhar do autor. A novela conquistou os mais jovens justamente por não contar com cenas que enrolam o público ou explicam o que apareceu nos capítulos anteriores. Entretanto, afugentou pessoas que não desejam assistir sequências de violência, com sexo ou traições e, por isso mesmo, rejeitaram alguns núcleos.

Mas, lá nos bastidores da dramaturgia da Globo, todos compreendem que essa fase mais intensa faz parte da realização de uma obra aberta. E o pessoal gosta, apesar da correria e ter que resolver rapidamente os desafios propostos pelo autor.

- Continua após a publicidade -

Revisão do formato

A Globo adotou uma nova estratégia para sua dramaturgia. Agora, o autor precisa entregar os capítulos com muita antecedência para a produção encontrar as formas mais baratas para realizar aquela história. Isso transforma uma novela em obra fechada. Entretanto, a necessidade de ajustes em Mania de Você aponta que a Globo precisa encontrar um equilíbrio melhor para conseguir produzir de forma eficiente e mais barata e ao mesmo tempo reagir ao gosto do público.

Apesar da pressão em Mania de Você, na dramaturgia da Globo muitos defendem que os autores continuem a propor histórias que provoquem o público. Eles acreditam que essa é a função da teledramaturgia e lembram que no passado os tabus foram debatidos nas novelas. Esses profissionais com mais experiência apostam que, aos poucos, a nova geração terá mais segurança para escrever sem ferir as responsabilidades atuais. Conseguirão colocar todas discussões importantes, mas conseguirá mexer com o que o telespectador considera sensível,

- Continua após a publicidade -

Não podemos esquecer que muitos avanços no comportamento, em leis e nos direitos sociais surgiram a partir de boas novelas, daquelas que não se intimidaram em provocar discussões.

LEIA MAIS

- Continua após a publicidade -
Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta