A dramaturgia da TV Globo acompanha atentamente a reação do telespectador com suas atuais novelas para entender essa fase de montanha russa no setor. Mania de Você não tem a audiência desejada para seu horário, mas não perde quem já se envolveu com a história. Os cortes de cenas e ajustes da trama para atender ao que o telespectador deseja obrigam João Emanuel Carneiro a trabalhar em dobro. Ele e sua equipe correm para entregar o que o alto comando da teledramaturgia da Globo pede.
Se existe alguma tensão no horário mais nobre das novelas da Globo, nas faixas das 18h e 19h a situação é bem diferente. Garota do Momento não precisou de muito tempo para conquistar o telespectador. Em sua primeira semana, recebeu muitos elogios da crítica e do público e segurou a audiência em alta. Volta por Cima também não gera dor de cabeça para a Globo e, em algumas noites, tem média superior a Mania de Você.
Garota do Momento e Volta por Cima funcionam bem porque entregam todos os elementos que o público gosta em uma novela. Além disso, estão adequadas aos seus horários. Afinal, pode até parecer bobagem, mas com o tempo surgiu o hábito de romance, comédias românticas e tramas de época às 18h e comédias e tramas contemporâneas às 19h. Quando o alto comando da TV Globo mudou isso, o público reagiu e Elas por Elas derrubou a audiência de sua faixa.
O que acontece em Mania de Você?
Na Globo ninguém assumirá publicamente que o problema de Mania de Você está no desencontro da comando da dramaturgia e João Emanuel Carneiro. Mas, se a novela foi aprovada há muito tempo e o autor entregou vários capítulos com antecedência, os responsáveis pela avaliação não identificaram os elementos que agora são cortados? Essa é a pergunta que muitas pessoas fazem no interior da Globo.
Os resultados positivos de Garota do Momento e Volta por Cima e toda a dor de cabeça de Mania de Você deixam claro não há crise na teledramaturgia. Entretanto, o que acontece é que a Globo mutilou uma história para tentar puxar a audiência e isso ocorreu por falhas na pré-produção. A crise está no olhar do comando da dramaturgia da emissora. Algumas apostas bem erradas e só agora organizaram a fila de produções nos três horários. E pelo visto não há que faça o meio do caminho entre a entrega do texto, sua leitura e o feedback aos autores.