O primeiro dia do mês de setembro chegou com boas notícias na Anhanguera. Após comemorar 42 anos no último dia 19, o SBT acaba de anunciar a contratação de Cléber Machado. “Entrando nessa família do SBT, para acompanhar os principais eventos esportivos da casa”, disse entusiasmado em vídeo postado nas suas redes sociais, ao contar a novidade.
Planos de Expansão
A chegada de Cléber Machado ao SBT marca o primeiro passo de expandir na grade de programação outras modalidades e eventos esportivos. Atualmente o canal de Silvio Santos conta no catálogo com a “Liga dos Campeões da Europa” e a “Copa Sul-Americana”. Cabe lembrar que até o ano passado a “Copa Libertadores da América” esteve sob o domínio da emissora.
O setor esportivo do SBT foi reativado em 2020 após a TV Globo rescindir o contrato com a CONMEBOL em meio a pandemia. O canal paulista assumiu as transmissões a partir das oitavas de finais e em 2021 teve o direito de transmitir a “Copa América”.
Com a chegada de Daniela Beyruti à vice-presidência do SBT, o plano é ousado. Contando com Téo José, Luiz Alano, Mauro Beting, Mano, Cicinho, Emerson Sheik e Nadine Basttos no elenco e o suporte do jornalismo, a nova diretora prepara a compra de eventos esportivos para preencher a grade com opções esportivas e alinhando audiência com bom faturamento, além de marcas de patrocínio de renome. Atualmente, como suporte de divulgação, o SBT conta com dois programas esportivos: o “SBT Sports”, que vai ao ar aos domingos pela manhã, e o “Arena SBT”, às segundas-feiras, a partir das 23h45.
Apesar de oficialmente Cleber Machado ter sido anunciado como novo narrador, nos bastidores do SBT já é dado como certo que ele terá um programa sobre esportes, com formato e conteúdo diferentes dos que já estão na grade.
Histórico de Cléber Machado
Formado em jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, começou a carreira primeiro no rádio em 1979, com passagens nas Rádios Tupi, Bandeirantes e Globo. De 1983 a 1987 fez parte do elenco da TV Gazeta, sua primeira emissora de televisão. Sua estreia na Globo ocorreu em 1988, onde ficou nacionalmente conhecido. No canal carioca, esteve presente em todos os eventos esportivos nacionais e internacionais como locutor. Chegou a apresentar o “Globo Esporte”, narrou os desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, além de programa no SPORTV. Após 35 anos de serviços prestados à TV Globo, Cléber Machado, em março de 2023, foi desligado da emissora. No mesmo ano, apresentou as finais do “Campeonato Paulista” pela Record TV e narrou as partidas da “Copa do Brasil” pelo Prime Vídeo até o fim de setembro.