InícioColunasColuna do VannucciAudiência de Vale Tudo não caiu somente em São Paulo

Audiência de Vale Tudo não caiu somente em São Paulo

Remake de Manuela Dias também perdeu público no Rio de Janeiro e no PNT, o Painel Nacional de Televisão

A audiência de Vale Tudo não caiu apenas em São Paulo, praça em que na semana passada a novela ficou atrás de Dona de Mim todas as noites. Nos últimos capítulos houve também uma diminuição da média no Rio de Janeiro e no PNT. Entretanto, a capital fluminense continua com um desempenho muito melhor. Por isso, os estrategistas da Globo olham atentamente ao comportamento do telespectador para tentar identificar o que fazer para a novela não terminar como mais um fracasso da faixa das 21h30.

Os números do Kantar Ibope apontam quedas nas três medições. No dia 10 de abril, quinta-feira, o décimo capítulo de Vale Tudo fechou com 29,7 pontos no Rio de Janeiro, com 23,5 de média no PNT e com 22,7 pontos em São Paulo. No dia 15 de maio, quinta-feira, o quadragésimo capítulo fechou com 24,9 pontos no Rio, 21,5 no PNT e com 20,7 em São Paulo. Ao comparar as duas quintas-feiras, houve uma redução de 16% na audiência no Rio de Janeiro, 9% em São Paulo e 8% no PNT.

Essa queda na audiência disparou o sinal amarelo na produção de Vale Tudo e aponta para a necessidade de ajustes no remake. Além disso, levou a TV Globo a encomendar um grupo de discussão para entender a visão do telespectador sobre a novela. Vale Tudo não pode terminar como fracasso, afinal comemora os 60 anos da emissora.

De olho nas redes sociais

Além do grupo de discussão, a Globo anda muito atenta às manifestações nas redes sociais. As reclamações do público vão da qualidade da interpretação à pouca profundidade no texto, que deixa de lado questões do dia a dia do país. Além disso, alguns diálogos sobre temas pouco populares, como a compensação de carbono, se transformaram em chacota na internet. E mais: o telespectador quer Odete Roitman mais vilã, politicamente incorreta e capaz de falar barbaridades. Para muitos noveleiros, Manuela Dias suavizou demais a empresária. Mas, não para por ai. Marco Aurélio também é apontado nas redes como um vilão carismático, muito diferente da versão original.

Marco Aurélio e seu filho na mesa do escritório da TCA
Marco Aurélio (Alexandre Nero) e Tiago (Pedro Waddington). Foto: Divulgação Globo

O fato é que a TV Globo terá que trabalhar intensamente para reverter esse olhar ruim sobre Vale Tudo. Os ajustes são necessários e urgentes não somente no texto, mas na direção das personagens. A novela é muito bonita artisticamente, com uma boa fotografia e cenografia moderna. Entretanto, os noveleiros não perdoam erros de continuidade. É preciso um olhar mais atento.

Discussão necessária

A queda de audiência de Vale Tudo nos leva a algumas conclusões e questionamentos. A Globo realmente atravessa um período de crise no principal horário de sua dramaturgia, com três remakes nos últimos anos e uma novela que registrou a pior audiência de todos os tempos. O departamento precisa rever sua forma de produzir, de acompanhar os trabalhos dos autores e aprovar as sinopses. Se houve uma avaliação anterior e o sinal verde para a produção, a culpa não é somente do autor. Além disso, não há ninguém para ler os capítulos antes de enviá-los para as gravações e questionar ou sugerir ajustes para os roteiristas?

A Globo atravessa um momento de troca geracional de autores. Os grandes escritores de sucessos já não estão mais na emissora. Walcyr Carrasco é atualmente o mais experiente com contrato fixo e Aguinaldo Silva voltou, mas no regime de obra. É natural que um novo olhar surja com essa turma que agora é titular, afinal são gerações bem distintas. Mas, talvez, ainda precisem de uma boa supervisão. E, nesse sentido, a Globo tem Ricardo Linhares, alguém que conhece muito bem o mecanismo do bom folhetim.

E para encerrar, o questionamento mais polêmico. A direção de núcleo de dramaturgia precisa estar na mão de um autor, afinal novela é história. Se o texto não está legal, não há fotografia ou olhar artístico que transforme uma novela em sucesso.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Vendaval apagou a televisão em SP

Confira qual horário perdeu mais público com casas sem energia

Coração Acelerado é prioridade na Globo

A novela Coração Acelerado é uma das prioridades da...

SBT terá um 2026 desafiante e com muito trabalho

Profissionais afirmam que criatividade será fundamental para reconquistar audiência e prestígio

Veja também

Saúde e Fé ensina como tratar a enxaqueca

Sabe aquela dor de cabeça crônica, que tanto incomoda...

As Filhas da Senhora Garcia termina como melhor investimento do SBT

Mais do que audiência, novela corrigiu erro que o SBT insistia em manter

Rogério Chiaravalli anima o Quarta Show – Especial de Natal

O Quarta Show desta quarta-feira (18/12), às 20h30, está...

Nova grade do SBT tem duas importantes lições de Silvio Santos

Direção do SBT dá sinais de que não tem medo de arriscar e que deseja mais alegria durante o dia

Mariana & Mateus e os Meninos de Goiás animam o Terra da Padroeira

No domingo (29), às 9h, Kleber Oliveira, Menino da...

Tânia Mara fala sobre carreira e novos projetos no Retratos Femininos

No sábado (29), às 13h, a convidada do Retratos...
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading