A programação da TV aberta tem o dobro de tempo de consumo do conteúdo digital. É o que aponta o relatório de abril do Focal Meter, pesquisa do Kantar Ibope a partir dos roteadores instalados em residências. Esse método mede em todo território nacional o consumo de vídeos em ambiente doméstico a partir de conexões com a internet. No mês passado, o tempo médio diário de uma pessoa à frente da TV linear (aberta e pagas) foi de 5h06. Já as plataformas digitais foram assistidas em média por 2h32 minutos por dia. Essa diferença deixa bem clara a força que a TV aberta ainda possui no Brasil.
O mesmo estudo do Kantar Ibope aponta que em abril, no mercado nacional, a TV linear conquistou 67,4% do público, mas os serviços de streaming ficaram com 32,6% dos espectadores. Em relação a março, a movimentação foi bem pequena, apontando para uma estabilidade no comportamento do brasileiro em relação ao consumo de audiovisual.
A Globo ainda lidera o mercado nacional de audiovisual com boa vantagem. No Focal Meter a Globo tem 25,87% de share. Logo depois, aparece o Youtube com 14,73% do público. Juntas, as duas empresas somam 40,60% do mercado nacional do audiovisual. Em terceiro lugar no ranking aparece a Record com 8,95% de share, seguida pela TV paga com 6,26% de share e SBT com 5,73% do mercado nacional de audiovisual.
Plataformas digitais e serviços de streaming
As cinco próximas posições do Top 10 são ocupadas pelas plataformas digitais e streaming. O TikTok aparece em sexto lugar com 3,46% de share. Logo depois, Netflix com 3,36% de share. O principal serviço de streaming tem perdido participação e há alguns meses viu o TikTok ultrapassá-la. O Globoplay ocupa a oitava posição do ranking com 1,29% de share. O Prime Video tem 0,84% e o Disney+ 0,41% do público que consome audiovisual a partir de um roteador instalado em residências.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.