Chef Léo Roncon ensina a receita de um delicioso pudim

Lúcia Corrêa
3 Min Read
Sabor de Vida

No Sabor de Vida deste domingo (21), às 13h, Bianca Láua e Chef Leonardo Roncon trazem mais algumas deliciosas receitas na tela da TV Aparecida. Os dois ainda contam as curiosidades que a produção levantou de cada prato. Entre eles, uma sobremesa queridinha dos brasileiros: o Pudim de Leite.

- Continua após a publicidade -

Chef Léo Roncon vai mostrar no programa Sabor de Vida que o Pudim tem algumas variações. As mais comuns são Pudim de Padaria, Pudim de Pão e, o mais conhecido, Pudim de Leite Condensado. Não se sabe a origem exata da primeira receita deste doce, mas há registro desde o Antigo Egito. Naquela época era feito com mel e cevada, e acreditava-se que tinha propriedades curativas. O pudim de leite condensado é uma adaptação brasileira e a mais consumida hoje em dia.

Outra receita do chef Léo desta semana é o Arroz de Coco, prato tradicional colombiano, muito popular na região costeira do país, especialmente nas áreas do Caribe, que combina arroz com o sabor do coco. A história deste prato remonta aos tempos da colonização espanhola, em que o arroz foi introduzido pelos espanhóis, enquanto o coco por influência africana, tornando-se parte da culinária local. Sua preparação se baseia em cozinhar o arroz com leite de coco, o que dá ao prato um sabor adocicado e um aspecto cremoso. Outros ingredientes como cebola, pimentão e temperos também são adicionados para realçar o sabor e é geralmente servido como acompanhamento para carnes, peixes ou frutos do mar. Este preparo tem sido passado de geração em geração, preservando as tradições culinárias colombianas, e costuma ser servido em ocasiões especiais.

- Continua após a publicidade -

E, finalizando as receitas deste domingo, será preparado um Escondidinho de Abóbora com Carne Seca, cujo nome veio da montagem. Primeiro se espalha uma camada de purê de mandioca ou de batata no fundo da travessa, distribui-se por cima o charque ou a carne-seca, e volta a colocar o purê por cima. Desde o século XVIII os ingleses fazem a famosa Shepherd’s Pie (Escondidinho), que já tinha a ideia de empilhar carne moída ou desfiada (que podia ser de carneiro ou boi) e purê de batata. No Brasil, entre os estados da Bahia até o Maranhão, o escondidinho é muito apreciado, principalmente por ser preparado com ingredientes típicos brasileiros.

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta