A reprise do primeiro capítulo de A Caverna Encantada derrubou a audiência do SBT no início da noite. Mas, seu episódio inédito após o SBT Brasil e o Fofocalizando conseguiram minimizar os impactos ruins da estratégia. A reexibição da novela colocou o SBT em quarto lugar entre 18h39 e 19h45, faixa até então destinada ao noticiário local.
Segundo dados consolidados do Kantar Ibope, a reprise do primeiro capítulo de A Caverna Encantada fechou com 2,6 de média, o equivalente a 4,2% de share. Já o episódio inédito marcou 4,7 de média, o que corresponde a 7% de share.
Nesta segunda-feira (5/8), o SBT fechou a média tarde (12h às 18h) com 3,7 pontos. Há uma semana, no mesmo horário, a emissora atingiu 3,3 pontos. O aumento se deve a uma combinação de fatores. A novela Contigo Sim fechou com 4,7 pontos e ficou a apenas 0,7 pontos da Record. Logo depois, o Fofalizando garantiu 4,1 de média, apenas um ponto abaixo da Record. A edição nacional do Tá na Hora garantiu 3,7 de média, pelo menos um ponto acima do Brasil Urgente.
Apesar da reprise de A Caverna Encantada iniciar a faixa da noite com o SBT em quarto lugar, a emissora conseguiu fechar a média/noite ligeiramente acima da segunda-feira passada. Ontem, o SBT marcou entre 18h e 24h média de 3,7 pontos. Há uma semana, fechou nessa faixa com 3,6 pontos.
A média/noite do SBT não foi atingida pela reprise porque o capítulo inédito de A Caverna Encantada alcançou 4,7 pontos e A Infância de Romeu e Julieta garantiu 4,0 pontos.
Comentários nos bastidores
Nos bastidores do SBT, muitos acreditam que a reprise de A Caverna Encantada trouxe algumas lições. A primeira é que o jornalismo local não tem força para concorrer com Cidade Alerta e Brasil Urgente, atrações consolidadas no horário. Além disso, o Tá na Hora com menor duração fica mais competitivo e dinâmico. Outra lição vai no sentido de se apostar numa novela antes do SBT Brasil.
Nessas conversas informais, fontes do Canal do Vannucci afirmam que a solução talvez não seja a reprise de A Caverna Encantada, mas uma produção inédita mexicana. E, nesse sentido, muitos afirmam que não será ruim dar um passo atrás e apostar em teledramaturgia como opção a Record e Band.
Os próximos dias podem revelar pistas interessantes do que vem por ai.