Para bom entendedor, basta um Upfront da TV Globo. O evento mostrou ao mercado publicitário o que ganhará a tela em 2025 e quais segmentos interessam aos realizadores desses projetos. Culinária em alta, com direito a reality show, programas no GNT, exposição no Receita.com e até cantor como apresentador. Não há dúvidas de que boa parte das verbas publicitárias vem do setor de alimentação. É isso que a TV Globo quer para patrocinar sua grade. Mas, a emissora não quer parar por ai. De olho nas cervejarias, apostará firme no sertanejo, seja através dos festivais que ganham espaço aos domingos à noite ou com programas específicos.
Todos os anúncios do Upfront pautaram as conversas nos bastidores da Globo, em outras emissoras, agências e crítica especializada. De uma forma geral, avaliação positiva, afinal os investimentos acontecem em gêneros que o público gosta na TV aberta, entre eles realities show, novelas e programas populares. E o que o anunciante deseja é justamente chegar ao maior número de pessoas.
Outra percepção no mercado é sobre a organização e planejamento da TV Globo. Para os publicitários e diretores comerciais das grandes empresas, o evento coloca a emissora muito à frente de suas concorrentes na TV aberta. Mas, reconhecem a agressividade nos anúncios no palco para conquistar os publicitários. Para eles, sinal de que a Globo realmente se incomoda com o avanço das plataformas digitais, principalmente o Youtube.
Nos corredores da Globo
Como disse no início deste texto, para bom entendedor os recados foram claros no Upfront. Profissionais de vários programas viram ali sinais claros de que “vamos falar para o povo com alegria”. Além disso, peso maior para o centenário do Grupo Globo. Os 60 anos da TV Globo merecem comemorações, que acontecerão de forma pontual em cada programa que forma a grade de 2025.
Aqui no Canal do Vannucci, há muito falamos sobre a falta de espaço para tanta coisa ventilada na imprensa. E, pelo que se viu no Upfront, todos os vazamentos foram, na verdade, informações mal interpretadas internamente.