É quase impossível mudar audiência da TV nas manhãs

Com pouca quantidade de televisores ligados, emissoras não conseguem aumentar médias de audiência

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
3 Min Read
Regina Volpato, Michele Barros e Paulo Mathias no cenário do Chega Mais
Chega Mais ganhou mais ritmo para tentar concorrer com Globo e RecordDivulgação SBT

O período da manhã se tornou um dos mais competitivos da televisão brasileira, numa disputa que tem o jornalismo e as revistas eletrônicas como armas. Em março, o SBT realizou ajustes em sua grade para colocar sua maior aposta no ar. A revista eletrônica Chega Mais estreou com a missão de ser uma alternativa mais leve e, assim, conquistar um público descontente com o que Globo e Record oferecem no horário. Entretanto, a audiência não reagiu como o esperado.

- Continua após a publicidade -

Desde que estreou o Chega Mais derrubou os índices da manhã do SBT e, agora, sofre ajustes para tentar reverter esse cenário. Em muitas ocasiões, o programa fica atrás da Band com seus esportivos. Apesar de toda energia concentrada para fazer o Chega Mais melhorar seus números, qualquer avanço é muito lento.

Mas, por que o Chega Mais estacionou na audiência?

O que executivos e público acompanham desde março na televisão não é nada mais do que uma dura realidade deste horário. O índice de televisores ligados entre 06 e 12h não chega a 30% do total da amostragem. Portanto, há uma plateia pequena e muito bem estabelecida. Para crescer nessa faixa será necessário tirar da concorrência, uma vez que não há indícios de entrada de novo público.

- Continua após a publicidade -

Na última quinta-feira (23/5), o índice de ligados em São Paulo ficou em 22,5%. Na sexta-feira (24/5) subiu um pouco e atingiu 25,6%. Já na segunda-feira (27/5), 28,6% dos televisores estavam ligados no período da manhã.

Ana Maria Braga no Mais Você
Ana Maria Braga é uma referências nas manhãs da TV. Foto: Divulgação Globo

E vamos pegar como base essa segunda-feira com um pouco mais de público para ver como a audiência está dividida. Entre 6h e 12h, a Globo lidera com 9,6 pontos de média (33,7% de share). Logo depois aparecem o streaming com 6,4 de média (22,4%) e a Record com 4,1 pontos (14,3%). O SBT tem metade da concorrente: 2,0 de média (7,1%). A Band marca 0,7 de média (2,4%). A RedeTV! fecha a média/manhã no traço.

- Continua após a publicidade -

Esses números deixam bem claro que a briga nas manhãs não é das mais fáceis, afinal não há sinais de movimentação de público. Isso sem contar que, quando as novidades do SBT entraram no ar, houve uma queda da média da audiência.

LEIA MAIS

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta