O período da manhã se tornou um dos mais competitivos da televisão brasileira, numa disputa que tem o jornalismo e as revistas eletrônicas como armas. Em março, o SBT realizou ajustes em sua grade para colocar sua maior aposta no ar. A revista eletrônica Chega Mais estreou com a missão de ser uma alternativa mais leve e, assim, conquistar um público descontente com o que Globo e Record oferecem no horário. Entretanto, a audiência não reagiu como o esperado.
Desde que estreou o Chega Mais derrubou os índices da manhã do SBT e, agora, sofre ajustes para tentar reverter esse cenário. Em muitas ocasiões, o programa fica atrás da Band com seus esportivos. Apesar de toda energia concentrada para fazer o Chega Mais melhorar seus números, qualquer avanço é muito lento.
Mas, por que o Chega Mais estacionou na audiência?
O que executivos e público acompanham desde março na televisão não é nada mais do que uma dura realidade deste horário. O índice de televisores ligados entre 06 e 12h não chega a 30% do total da amostragem. Portanto, há uma plateia pequena e muito bem estabelecida. Para crescer nessa faixa será necessário tirar da concorrência, uma vez que não há indícios de entrada de novo público.
Na última quinta-feira (23/5), o índice de ligados em São Paulo ficou em 22,5%. Na sexta-feira (24/5) subiu um pouco e atingiu 25,6%. Já na segunda-feira (27/5), 28,6% dos televisores estavam ligados no período da manhã.
E vamos pegar como base essa segunda-feira com um pouco mais de público para ver como a audiência está dividida. Entre 6h e 12h, a Globo lidera com 9,6 pontos de média (33,7% de share). Logo depois aparecem o streaming com 6,4 de média (22,4%) e a Record com 4,1 pontos (14,3%). O SBT tem metade da concorrente: 2,0 de média (7,1%). A Band marca 0,7 de média (2,4%). A RedeTV! fecha a média/manhã no traço.
Esses números deixam bem claro que a briga nas manhãs não é das mais fáceis, afinal não há sinais de movimentação de público. Isso sem contar que, quando as novidades do SBT entraram no ar, houve uma queda da média da audiência.