Jornalismo é a arma das manhãs na televisão

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
3 Min Read
Apresentadores do Fala Brasil
Mariana Godoy e Eduardo Ribeiro apresentam o Fala Brasil

O jornalismo é a arma que Globo, Record e SBT usam para conquistar o telespectador no período da manhã. Jornais nacionais, edições regionais e revistas eletrônicas são usadas estrategicamente na briga pela audiência. A Globo aposta no Bom Dia Praça, Bom Dia Brasil, Encontro e Mais Você. A Record tem as edições locais e nacionais do Balanço Geral, Fala Brasil e Hoje em Dia, além dos boletins JR 24 Horas. O SBT vai com jornalismo regional e o Primeiro Impacto.

- Continua após a publicidade -

Segundo pesquisa que a Coluna do Vannucci teve acesso com exclusividade, o Fala Brasil, jornal da Record em rede nacional, registrou em setembro a maior média e share do ano no PNT, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Goiânia. O levantamento aponta que no Painel Nacional de Televisão o Fala Brasil marcou em setembro 3,5 pontos de média e 14,9% de share. É o pico do ano até o momento.

Já em São Paulo, o Fala Brasil fechou o mês passado na vice-liderança com 3,8 pontos de média e 15% de share, o que representa um aumento de quase 30% em relação à média de janeiro, quando marcou 3 pontos. Em Salvador, o telejornal consolidou o melhor resultado desde julho de 2021 e atingiu 7,5 pontos e 27,3% de share. Na capital baiana, o Fala Brasil abriu uma vantagem de 5,4 pontos sobre o SBT.

- Continua após a publicidade -

Em Goiânia, cidade onde a Globo sempre tem dificuldades, o Fala Brasil fechou o mês de setembro com 3,4 pontos e 19,3% de share. No horário, a Globo ficou a 0,3 décimos à frente, com 3,7 de média.

O mesmo levantamento que a Coluna do Vannucci teve acesso aponta que em setembro, na Grande São Paulo, o Bom Dia Brasil fechou com 8,4 pontos. Em setembro de 2022 o telejornal marcou 9,1 pontos. Já o Primeiro Impacto marcou 2,6 de média e 10,2% de share, uma queda significativa em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em setembro de 2022, o Primeiro Impacto atingiu 3,2 pontos e 12,6% de share na Grande São Paulo.

- Continua após a publicidade -

Movimentações

De olho nesses números que apontam o interesse do telespectador para jornalismo no período da manhã, o SBT está preparando a estreia de uma revista eletrônica para ocupar pele menos duas horas de suas manhãs. Já a Record, pretende investir mais em conteúdo e mais reportagens para evitar uma reação da concorrente. A Globo também sinaliza para derrubar o Encontro e Mais Você para colocar no ar o plantão do jornalismo sempre que for necessário.

Essa é uma das melhores concorrências que existem, afinal as armas são informação factual, prestação de serviços, orientações uteis e análise dos acontecimentos.

- Continua após a publicidade -

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta