InícioColunasColuna do VannucciEm 2025, TV aberta perdeu anunciante e digital ganhou prestígio

Em 2025, TV aberta perdeu anunciante e digital ganhou prestígio

Internet, streaming e digital se mostram mais eficientes para muitos publicitários que buscam o consumidor certo

O audiovisual brasileiro vai terminar 2025 com muitas perguntas não respondidas, mas também com muitas certezas sobre a nova realidade do setor. Já não é mais possível falar separadamente sobre TV aberta, PayTv ou streaming, afinal tudo está absolutamente interligado. Ninguém mais sabe exatamente qual a primeira e as demais telas. Os projetos surgem e, aos poucos, transitam por todas as plataformas.

E diante desta grande transformação pela qual o audiovisual atravessa, não há mais como negar que o digital conquistou seu espaço e abocanhou uma fatia importante da publicidade. Somente no primeiro semestre deste ano, os investimentos dos anunciantes chegaram a R$ 11,9 bilhões, um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período de 2024. E o que impressiona é que a internet recebeu 40,2% dessa verba, liderando o ranking. Logo depois, com 33,3% dos recursos, aparece a TV aberta. Ou seja, as empresas querem chegar de uma forma mais efetiva até seu público consumidor e o digital se mostra como o caminho mais eficiente.

Decisões em outras mesas e com outros olhares

É essa a grande transformação do audiovisual brasileiro que levou os executivos das emissoras de TV aberta a discussões jamais sonhadas há dez anos. Como mostrar ao anunciante que vale a pena investir numa audiência marcada pelo volume e com perfil amplo e diversificado? Isso é o que menos importa para os publicitários e responsáveis pelo marketing das grandes, médias e pequenas empresas. Eles querem entregar o produto para a pessoa certa e, nesse sentido, tamanho da plateia é o que menos importa. O digital é muito mais eficiente para essas campanhas tão direcionadas.

Os dados da Kantar Ibope apontam que, em relação ao consumo de vídeos, a TV linear detém 70% do mercado e o digital os outros 30%. E nem mesmo essa vantagem parece ser mais atraente. E aí surge uma informação muito importante. Os novos profissionais da propaganda, sejam eles das agências ou anunciantes, já não assistem tanta TV quanto as gerações anteriores. Da mesma forma, não se encantam com os artistas que mobilizaram multidões até então. O que vale agora é o conteúdo, a mensagem, a narrativa. E, somente se encaixar nessas premissas, um famoso para garoto propaganda.

Com o poder de decisão em outras mãos, os diretores das emissoras de TV buscam novas formas para produzir, exibir e potencializar seus programas. E nesse sentido, o maior desafio é olhar o audiovisual como um grande HUB onde o conteúdo passa e se transforma por todas as plataformas. E, desta forma, chega de várias formas ao público, atende ao anunciante e fatura em várias frente. É a grande transformação que nem todos conseguem perceber.


Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Últimas

Rodrigo Faro fechou as portas na Globo ao recusar novela? Vannucci Responde

Episódio também aborda a nova novela turca da Record e o motivo da Tati Machado ser a substituta de Ana Maria Braga

SBT vai terceirizar programas e novelas? Vannucci Responde

Episódio também traz perguntas sobre SBT News e novelas da Globo

Sandra Annenberg comanda Retrospectiva fora dos estúdios da Globo

Jornalístico foi gravado no Centro Cultural Justiça Federal, local que fará referência à diversidade

Veja também

Fuzuê: Miguel e Luna encontram o tesouro

SEGUNDA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO Olívia implora o perdão de Miguel....

Rodrigo Alvarez vai ao Monte Sião ver o túmulo do Rei Davi

No Expedições ao Sagrado, que vai ao ar na...

Três Graças vai mostrar a realidade das mulheres brasileiras

Avó, mãe e neta engravidaram na adolescência e lutam para transformar a dura vida de mães solos e mulheres batalhadoras

Dores intensas nas pernas é tema do programa Você Bem Melhor

O programa Você Bem Melhor deste sábado (28), às...

Terra da Padroeira especial Dia dos Pais

No “Terra da Padroeira” deste domingo (13/8), às 9h,...

Alô Você perde audiência mesmo com pauta mais violenta

Programa de Luiz Bacci perdeu 15% de audiência na Grande São Paulo na comparação com a segunda-feira da semana passada.
José Armando Vannucci
José Armando Vannuccihttps://www.canaldovannucci.com.br
José Armando Vannucci é um jornalista e escritor com mais de 35 anos de carreira dedicada à cobertura e análise da televisão. Destacou-se na Jovem Pan e em programas da TV Gazeta, TV Globo e Band, consolidando-se como referência no setor ao integrar o júri do Troféu Imprensa, no SBT, e ao lançar, em parceria com Flávio Ricco, a obra "Biografia da Televisão Brasileira". Atualmente, o Canal do Vannucci é seu espaço para compartilhar novidades sobre os bastidores do universo televisivo.

Comente sobre isso

Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading