O Vem Pra Cá esteve muito próximo de voltar para a grade do SBT, mas mudanças internas na emissora sepultaram definitivamente o projeto. A Coluna do Vannucci teve acesso com exclusividade a detalhes dos bastidores que desenhavam a volta e, depois, como o programa permaneceu na gaveta. Foram meses intensos para criar todas as condições de uma nova chance para uma atração que sempre se mostrou forte comercialmente, mas que não atraiu o público acostumado com as manhãs do SBT.
A primeira versão do Vem Pra Cá entrou no ar em março de 2021 e, assim como outras atrações na TV de Silvio Santos, mudou várias vezes de horário por não atingir a audiência desejada. Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano comandaram a revista eletrônica em todas essas transformações, mas não eram os nomes cotados para a volta do programa em meados de 2023. Patrícia já tinha papel fundamental no comando do Programa Silvio Santos. Cartolano brilhava no Fofocalizando e, mais do que isso, atraia anunciantes para o horário. Portanto, passaram a olhar para o mercado atrás de bons apresentadores.
Apesar de Silvio Santos ter cancelado o Vem Pra Cá em janeiro de 2022, executivos do SBT trabalharam meses na ideia de ressuscitar o matinal que sempre se mostrou forte comercialmente. Eles encontraram os elementos capazes de convencer o dono da emissora de que valeria a pena voltar com o programa. A pandemia diminuiu os gastos operacionais da TV e, com isso, havia recursos para investimentos significativos na programação. Além disso, o apoio do comercial no desenvolvimento do que poderia atrair os anunciantes.
Mistura do artístico com o jornalismo
De acordo com o apurado pela Coluna do Vannucci, a ideia dos executivos do SBT era estrear a nova versão do Vem Pra Cá em agosto, mês de aniversário do SBT. Desta vez, o programa seria apresentado por jornalistas com experiência no entretenimento, afinal haveria a mistura de notícias, comentários, colunistas e variedades. Ou seja, jornalismo e artístico juntos e, ao invés de um diretor, âncoras com função de editor chefe com o controle de todo o conteúdo. Algo meio parecido com o que a Globo faz com seus telejornais, onde quem apresenta também atua nos bastidores e na apuração. Um conceito diferente e moderno e muito mais próximo dos matinais de sucesso nos Estados Unidos ou México.
Os executivos que defendiam o projeto pretendiam iniciar as contratações entre maio e junho para estrear em agosto. Entretanto, essa fase coincidiu com uma mudança importante no comando do SBT. Daniela Abravanel assumiu a TV e reavaliou todos os projetos que estavam em andamento e os pilotos engavetados. É Tudo Nosso, por exemplo, voltou para a linha de produção e o que estava em prospecção parou.
Com isso, o Vem Pra Cá abriu espaço para o Chega Mais. A ideia de ter um editor chefe foi abortada. Venceu a turma que defendia a permanência de diretores ligados ao artístico em programas claramente de jornalismo. Ou seja, a forma acima do conteúdo e o resultado foi acompanhado durante 2024. Mas, será que o Vem Pra Cá daria certo? Ou teria o mesmo caminho do Chega Mais? A resposta não é tão simples.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.