A entrevista de Tati Machado ao Fantástico e a presença dela no Mais Você são uma grande prestação de serviço. Muitas mulheres enfrentam a dor de perder um filho antes do parto, algo que só elas são capazes de expressar. E a nós cabe aprender a não julgar ações e as formas que essas mulheres encontram para seguir adiante com suas lutas, sonhos e realidades. Acho que essa foi a parte mais dura de acompanhar nos dois programas. Tati falou do julgamento por ela realizar duas viagens e sorrir em alguns momentos. Cada um tem seu jeito de lidar com o luto e precisamos respeitar.
Neste domingo, o Fantástico mostrou o que é respeitar o entrevistado e também o público com uma reportagem tão delicada. Além disso, deixou claro que tudo fica melhor quando há lugar de fala. A repórter Renata Capucci também perdeu um filho durante a gravidez e, por isso mesmo, soube colocar o assunto de forma respeitosa e sem julgamentos, sem deixar de fazer jornalismo. Ali estava nítido o carinho com um casal que ainda aprende a lidar com o luto.
Tati Machado esteve também no Mais Você. Ana Maria Braga não escondeu a emoção de reencontrar na tela sua amiga e companheira de programa. Sim, um apresentador ou jornalista não precisa esconder seus sentimentos, pode mostrar que esse momento traz impactos a ele. Mas, infelizmente, ainda tem quem acredite que credibilidade só veem com a crítica negativa ou com falas duras. Ana Maria acolheu Tati e as duas mostraram que as amizades que extrapolam a TV e acontecem na vida real fazem a diferença. A química não tem que acontecer somente no vídeo.
Acolhimento
A grande lição que Fantástico e Mais Você nos trazem é a importância do acolhimento e da empatia. E televisão moderna também é feita com essas atitudes mais nobres. Vivemos numa era de grandes polêmicas, imagens fortes na TV, crimes nos telejornais policias da manhã e tarde e ofensas na internet. Além disso, temos o uso inadequado da palavra exclusivo nos sites, perfis, programas e no Youtube. Muitos não aceitam o contraditório e muito menos que uma notícia pode ter mais de um lado. Vivemos num mundo onde todos se acham dono da verdade e no direito de agredir o outro.
Mas, uma programação com mais responsabilidade, respeito, acolhimento e empatia traz audiência e, principalmente, credibilidade. Sim, é possível abordar os assuntos mais delicados de uma forma sutil e sensível. E, assim, realmente prestar serviço e fazer o público pensar e se movimentar para mudança de comportamentos e visões menos julgadoras.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Vannucci, o autor Antônio Calmon recentemente deu uma entrevista falando que n quer mais escrever novelas. Será que a novela Vamp teria chances de ter um remake? Ou quem sabe, a Globo nunca mais recebeu nenhuma sinopse com essa temática? Ou será que o tema não cairia mais no gosto popular? Com essas futuras mininovelas/doramas, será que essa temática não seria interessante para o público órfão de malhação?
Vannucci, nesse cenário televiso, pq nenhuma emissora aposta em Angélica em seu casting? Será que o SBT não contrataria e daria algumas horas do domingo legal para ela?