Guerra da audiência na TV tem momentos bem diferentes durante o dia

Saiba em quais momentos acontecem trocas de audiência e os picos das emissoras em São Paulo

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
3 Min Read
O que você encontra na matéria

A guerra pela audiência na TV aberta tem momentos muito específicos determinados pelo comportamento do telespectador. Quando você acompanha a medição minuto-a-minuto vê nitidamente toda essa movimentação e para onde as pessoas vão e em quais momentos acontecem essa transferência de audiência. A Coluna do Vannucci teve acesso a esse levantamento e traz hoje o cenário de segunda-feira à sexta-feira.

- Continua após a publicidade -

Em São Paulo, a Globo começa a manhã em primeiro lugar, com algo em torno de 7 pontos. Record, SBT, PayTV e plataformas digitais iniciam o dia emboladas em torno de 2 pontos. Band e Rede TV ficam num patamar inferior, perto do 0,5 ponto. A partir das 07h a Record descola do SBT, mas fica abaixo do streaming que começa a crescer em participação. Na faixa da manhã, o pico da Globo acontece entre 08h e 09h, mesma faixa do SBT. O pico da Record é entre 09h e 10h. Por volta das 10h, as plataformas digitais ultrapassam a Globo e permanecem na liderança até o meio-dia, quando a Globo recupera a liderança.

Primeira mudança

É justamente um pouco antes da hora do almoço que acontece uma grande transferência de audiência. Com os programas esportivos, a Band chega perto do SBT e dos canais pagos, ultrapassando-os em vários momentos. A emissora perde fôlego a partir das 14h30, quando a programação esportiva sai do ar. Enquanto isso, Globo fica na liderança com o streaming muito próximo e a Record se descola novamente da Band e SBT.

- Continua após a publicidade -

A partir das 17h, a Globo inicia um crescimento acelerado. Neste horário, emissora tem em torno de 13 pontos. Uma hora depois já está em 15 de média e, a partir das 19h, aumenta a velocidade de ganho de público. O streaming tem um comportamento semelhante, assim como a Record, mas com um avanço menos acelerado.

Picos de audiência

Na faixa noturna, o pico da Record, SBT e da Band acontece entre 19h e 20h, faixa de seus principais telejornais. Os canais pagos registram suas maiores audiências entre 20h e 21h. Já a Globo e o streaming chegam no ápice de seus desempenhos às 21h e seguram os índices elevados até 21h30, quando começam gradualmente a perder público.

- Continua após a publicidade -

O levantamento que a Coluna do Vannucci teve acesso deixa muito claro que é a partir das 22h em que as pessoas começam a se desconectar da televisão. Ou seja, o horário nobre do audiovisual brasileiro está compreendido entre 20h30 e 22h30, mas muito concentrado na Globo e no streaming.

Aos sábados e domingos o comportamento do telespectador é outro e, portanto o desempenho das emissoras de TV e das plataformas digitais bem diferentes.

- Continua após a publicidade -

Inscreva-se

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta