A nova grade do SBT não alterou as manhãs e as tardes da emissora, mas impulsionou o SBT Brasil. O telejornal comandado por César Filho foi a única atração a mudar completamente sua audiência. No mais, pequenas oscilações e poucas mudanças efetivas.
Nesta segunda-feira (9/12), o Primeiro Impacto fechou com 2,2 de média geral (7h30 às 12h45). Esse índice reúne o bloco nacional (07h30 às 11h) com Marcão do Povo e o local (11h às 12h45) com Márcia Dantas e Daniela Brandi. Se comparado com a semana anterior, o telejornal teve uma queda significativa com o bloco exibido até às 9h, que fechou com 2,6 pontos. Aliás, o segmento regional fechou com 2,9 pontos. Portanto, num primeiro olhar, uma queda para ser analisada com mais detalhes pelos diretores do SBT.
Entretanto, na comparação Chega Mais e Primeiro Impacto entre as duas segundas-feiras (09h às 11h), a audiência do SBT permanecer a mesma: 2,2 pontos. Já o bloco local, subiu 0,1. Na semana passada (2/12) ficou com 2,1 de média e nesta segunda (9/12) com 2,2 pontos. Mas, o jornal popular ganhou quadros e, mesmo assim, em vários momentos ficou atrás dos esportivos da Band.
Estreia de Datena
A chegada de José Luiz Datena ao Tá na Hora transformou-se na grande aposta do SBT para a sua “grade de verão”, como apelidada nos corredores da Anhanguera. Datena ficou sua primeira hora praticamente o tempo todo atrás do Brasil Urgente, ancorado por Joel Datena. Entre 16h42 e 18h30, o programa marcou 2,7 de média. O bloco local (18h30 às 19h45) disparou para 3,4 pontos, o equivalente a 6% do público dessa faixa. Na média geral (16h42 às 19h45) registrou 3,0 pontos, um acrescimento de 0,2 ponto se comparado com a última segunda-feira de Marcão do Povo.
Mas, algo a se comemorar pelo alto comando do SBT foi o crescimento da média do SBT Brasil. O jornal de César Filho aumentou em praticamente um ponto a sua audiência. Nesta segunda-feira (9/12) marcou 4,7 pontos, o equivalente a 7,6% de share. Na segunda passada (2/12), o SBT Brasil conquistou 3,8 pontos e 6,2% de participação.
Chaves e Chapolin de volta
Chaves e Chapolin também funcionaram como armas para reconquistar o telespectador. Os números ainda merecem uma avaliação melhor, mas não representam grandes saltos. No ar das 12h47 às 13h30, Chaves garantiu 2,5 pontos, um pouco a mais do que o Chega Mais Notícias atingiu na segunda-feira passada.
À noite, Chaves voltou para a tela do SBT e fechou com 4,8 pontos, um pouco acima do que essa faixa registrou na segunda-feira passada. Entretanto, não jogou público para A Caverna Encantada, que ontem marcou 4,4 de média e 7,2% de share, contra 4,3 pontos e 6,9% de share do capítulo exibido no início da semana passada. E Chapolin alcançou 4,2 pontos (7,2%). No dia 2 de dezembro, a novela As Aventuras de Poliana conquistou 4 de média e 6,7% do público do horário. Chapolin não alterou o desempenho do Programa do Ratinho, que na segunda-feira passada marcou 4,8 de média (9,5% de share) e ontem fechou com 4,6 pontos (9,3% de share).
Esses números ainda precisam de análises mais aprofundadas. Entretanto, apontam claramente que não existem milagres em televisão, mesmo que a gente acredite neles e ore para que aconteçam. O SBT precisará de tempo para se estabelecer nesse seu novo conceito de grade. Além disso, entender que boa parte do público que saiu da emissora não voltará a assisti-la simplesmente pelo fato de Chaves, Chapolin e Datena estarem na tela.
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