Os programas ao vivo marcaram os primeiros anos da televisão no Brasil, que se preocupou em oferecer ao público a maior diversidade de atrações. E a dança também teve seu espaço entre as primeiras apostas da televisão brasileira. A bailaria Lia Marques montou um grupo de balé para a TV Tupi e comandou um programa semanal sobre esta arte produzido por Luiz Gallon.
Naquela época, grandes companhias faziam longas temporadas no Theatro Municipal de São Paulo. Com plateias sempre lotadas, os diretores da Tupi resolveram oferecer ao telespectador esse gênero de atração. Com isso, muitas bailarinas acabaramcontratadas e as escolas de dança receberam mais alunas. “Eu menininha, mocinha de doze anos e a coreógrafa Marília Franco nos levava para dançar na televisão”, relembra Maria Pia Finocchio, que algum tempo depois contratada para apresentar “O Mundo na Ponta dos Pés”. O programa semanal na TV Paulista encenava as coreografias clássicas. Além da atração própria, a bailarina também participava de outros momentos da grade da emissora, como os especiais e grandes espetáculos.
Estrela da TV Tupi
Na TV Tupi, Maria Pia Finocchio era a responsável pelas coreografias, organização e apresentação do “Concertos Matinais”. O programa era uma parceria entre a prefeitura de São Paulo e a TV Tupi. Apresentado aos domingos pela manhã, teve entre seus patrocinadores a Mercedes Benz e a Antarctica.
“Levávamos ao ar histórias dançadas, como Sapatinhos Vermelhos e Cinderela. E na plateia tinha crianças, adultos, senhoras e senhores”, diz Maria Pia. O programa era sucesso de público e crítica e, por isso, ganhou inúmeros prêmios como o “Troféu Guanabara” e “Troféu Imprensa”.