Presa no elevador: primeira Helena de Manoel Carlos quase não entra no ar

Adaptação da obra de Machado de Assis inaugurou a TV Paulista

José Armando Vannucci
José Armando Vannucci - José Armando Vannucci
3 Min Read
Manoel Carlos durante palestra e entrevista nos Estúdios Globo
Manoel Carlos é autor de grandes clássicos da teledramaturgia brasileiraEstevan Avellar/Globo
O que você encontra na matéria

A primeira Helena de Manoel Carlos apareceu na televisão brasileira em 1952, na TV Paulista. Mas, não era a mesma das que foram narradas pelo novelista. Em março daquele ano, entrou no ar uma adaptação de José Renato e Manoel Carlos para o romance homônimo de Machado de Assis. No elenco estavam Hélio Souto, Jane Batista, Paulo Goulart e Vera Nunes, que interpretou a protagonista.

- Continua após a publicidade -

A história original que acontecia no século XIX foi adaptada para a década de 50, o que deixou a produção atual e gerou muita repercussão. Os 10 capítulos foram transmitidos ao vivo dos pequenos estúdios instalados num prédio residencial que ficava no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. Os atores utilizavam os poucos cômodos do local como camarins. Algumas trocas de roupa ou retoques de maquiagem eram realizados nos corredores e escadas do edifício.

Estrela presa no elevador

 O primeiro capítulo de Helena foi exibido na sequência da inauguração da TV Paulista. “A estrutura era muito precária e um dia cheguei a ficar 20 minutos presa no elevador, o que atrasou o início do capítulo daquela noite”, recorda-se Vera Nunes, a protagonista que não chegava no estúdio. Todos os textos eram decorados e repassados durante à tarde quando a emissora ficava fora do ar. E algumas ocasiões havia um ensaio para a marcação de cenas.

- Continua após a publicidade -

Na prática, “Helena” se tornava o primeiro programa a concorrer com as produções da TV Tupi, que durante quase dois anos atuou sozinha em São Paulo.

Depois, Vera Nunes trabalhou em muitos outros seriados e novelas da emissora. A atriz foi protagonista da série “As Aventuras de Suzana” e, com Walmor Chagas, brilhou no seriado “O Casal Mais Feliz do Mundo”, que fez muito sucesso na década de 50. Também nos primeiros anos da TV Paulista foi produzido o seriado “O Invisível”, com relativa repercussão junto ao público.

- Continua após a publicidade -

Esta e muitas outras histórias da Tv estão no livro Biografia da Televisão Brasileira, que eu escrevi junto com Flávio Ricco.

- Continua após a publicidade -

LEIA MAIS

Compartilhe essa publicação
Comentários

Deixe uma resposta