Nomes importantes que marcaram a história da televisão brasileira surgiram dos balés das emissoras em São Paulo e Rio de Janeiro. A atriz Suzana Vieira, por exemplo, começou sua carreira no programa “Concertos Matinais”, apresentado por Maria Pia Finocchio. Mas, naquela época seu nome artístico ainda não havia mudado para Suzana e o público a conhecia como Sônia. Seu destino foi outro.
Com pouco tempo nos programas de balé surgiu a oportunidade de Suzana Vieira atuar nos teleteatros. Aquela bailarina se transformou numa das atrizes mais populares da televisão brasileira a ponto de ter gerado uma brincadeira nos bastidores da Globo. Lá no Rio de Janeiro dizem que toda vez que uma novela está ruim em audiência é só convocar Suzana para uma participação especial que os números sobem tamanho o seu poder junto ao telespectador.
A jornalista Marilu Torres, que no revolucionário “TV Mulher” deixou a sua marca com as inúmeras reportagens internacionais, também atuou nos programas de dança da TV Tupi e Record. Bailarina de formação, ela trabalhou nos programas “Música e Fantasia”, “Première” e “Noturno”. Já Maria Pia Finocchio passou uma temporada Europa , onde trabalhou na Rai, e voltou alguns anos depois para fazer programas na TV, entre eles um na TV Cultura, e se dedicar à profissionalização da dança no Brasil.
Você pode relembrar esta e outras histórias da nossa TV no livro Biografia da Televisão Brasileira. Essa obra está disponível no site da Matrix Editora.