A Record tem se isolado cada vez mais na vice-liderança, principalmente nas faixas da tarde e da noite, quando chega a marcar quase o dobro do SBT. Nesta segunda-feira (18/11), por exemplo, entre 12h e 18h a Record marcou 6 pontos e o SBT 2,9 de média. A Globo liderou com 11,7 pontos e o streaming conquistou 8,8 pontos.
Nesta faixa de horário (12h às 18h), a principal arma da Record é o jornalismo com o Balanço Geral e o Cidade Alerta. E essa dupla funciona muito bem em várias cidades do país. Entretanto, o SBT tem nas novelas mexicanas os melhores desempenho, seguidas do Fofocalizando e, somente depois, o Tá na Hora. É bem verdade que a trama Meu Caminho é Te Amar não funciona da forma desejada.
Na média/noite (18h às 18h), a diferença entre Record e SBT permanece quase igual ao período anterior. Nesta segunda-feira, a grade noturna da Record marcou 7 pontos e a do SBT chegou a 3,7 de média. A Globo liderou com 19,9 pontos, o que corresponde a 35,5% dos telespectadores. O digital fechou com 12 de média e 21,5% de participação.
Jornalismo e novela
O jornalismo, ou a programação ao vivo, tem sido a grande aposta das emissoras de TV aberta no mundo inteiro para conquistar o telespectador. A Record conseguiu padronizar sua grade com as versões locais do Balanço Geral. A pauta local se mistura com alguns destaques nacionais, mas quadros e cenografia seguem as determinações da cabeça de rede. O SBT adotou prática semelhante com o Tá na Hora, mas em o mesmo impacto na audiência.
Não há como negar que à noite são as novelas que fazem a diferença para a Globo e Record. Mesmo com a dor de cabeça de Mania de Você, as três tramas inéditas da Globo colocam a emissora numa ampla liderança, sem nenhuma concorrente no retrovisor. O mesmo pode-se falar da Record, que com Força de Mulher dá um pouco mais do que o dobro de A Caverna Encantada.
Nesta segunda-feira (18/11), a trama turca alcançou 7,9 de média, o equivalente a 12,6% de share. Já a novela do SBT fechou com 3,8pontos e 6,1% de share. Esse placar mostra o desafio que as duas emissoras possuem. Se por um lado o SBT necessita rever as histórias voltadas para as crianças ou com núcleos infantis fortes, do outro a Record precisa entregar tramas contemporâneas e dar um respiro nas produções baseadas na Bíblia.
Para entrar definitivamente na briga pela vice-liderança, mais do que boa vontade e gostos pessoais, o SBT precisará trabalhar com muita estratégia para encontrar os melhores caminhos. Mas, importante ressaltar, essa jornada exige imparcialidade e profissionalismo, principalmente na hora de formar os times para garantir sustentabilidade nos cargos.