O Arquivo A desta quinta-feira (25), às 20h30, traz como tema recomeços. A jornalista Gabriele Dutra visitou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que no início de novembro ficou destruída após a passagem de um tornado. A produção da TV Aparecida vai contar histórias das pessoas afetadas e a importância da solidariedade.
O programa vai lembrar que a pacata cidade de 14 mil habitantes viu sua rotina mudar em segundos. O tornado, com ventos que chegaram a 200km por hora, levou casas, comércios e tudo o que encontrou pela frente, deixando um rastro de destruição, 800 feridos e sete mortos.
A reportagem traz relatos de diversas pessoas que viveram essa tragédia, como de um casal que anunciou a gravidez para a família pouco tempo antes da destruição. Também vai entrevistar membros da Defesa Civil e outras equipes de regaste que trabalharam para salvar vidas.
Será relatado também a importância da fé nesse momento, com a história da Paróquia Santo Antônio de Pádua, que no momento do tornado estava com 300 pessoas durante uma cerimônia de crisma. A Igreja não foi atingida e hoje é um ponto espiritual para quem busca compreender e lidar com a tragédia.
O programa ainda entrevista pessoas que estão trabalhando na reconstrução das casas e como o Governo está trabalhando para auxiliar as famílias afetadas financeiramente. O desastre está entre os mais devastadores da história do Paraná. Cerca de 90% do município foi destruído.
Em outro momento, o Arquivo A ainda vai mostrar como está a vida dos moradores do Vale do Taquari, a região mais afetada pelas inundações no Rio Grande do Sul, que ocorreram entre setembro de 2023 e maio de 2024. Foram três enchentes históricas em apenas oito meses. E como está o processo de reconstrução do lugar, que está longe de acabar.
Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 20h30.
Descubra mais sobre Canal do Vannucci | Notícias exclusivas e Bastidores da TV
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
